News
 

Estudo diz que mundo precisa zerar poluição plástica até 2040

Pesquisa afirma que redução precisa acontecer e tratado da ONU é fundamental

 
 

24/02/2023 – Pesquisadores da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, publicaram um estudo sobre como o mundo pode reduzir a poluição por plástico e como um novo tratado global pode reverter a situação atual dos resíduos plásticos que se acumulam e se espalham por todo o planeta.

A COP27 Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, realizada no Egito também debateu a poluição por plástico e passou a fomentar a ideia de um tratado global que possa ser juridicamente vinculativo e que tenha o aval da maior ou a totalidade dos países membros da ONU. Segundos os pesquisadores, o mundo precisa acabar com a poluição por plástico até 2040. AONU informa que quase 200 nações já se comprometeram em aderir ao tratado, que ainda está em discussão.

O estudo publicado na revista Nature Reviews Earth and Environment, traz maneiras e alternativas para mitigar a poluição por plástico, sobretudo, aqueles de uso único, como embalagens, sacolas plásticas e utensílios como copos, pratos e talheres descartáveis. O artigo também faz um alerta ao G20, grupo dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo, ao PNUMA – Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente e ao Banco Mundial sobre iniciativas, políticas e formas de reduzir o descarte de plástico.

Reprodução/Pixabay

 



O eventual novo tratado deve, entre outras coisas, definir critérios, metas e limites bem claros sobre a questão da poluição plástica. Atualmente cada país tem sua própria regra, muitas vezes insuficientes e outras nações sequer têm alguma legislação sobre a poluição plástica. "Para que o tratado funcione, é vital que haja uma meta única e um acordo estratégico", afirma o professor Steve Fletcher, diretor do Global Plastics Policy Center, da Universidade de Portsmouth, em nota.

Entretanto, os próprios pesquisadores não acreditam que seja possível reduzir a zero a poluição por plástico. Assim eles tentam centralizar as ideias em não criar novas fontes de poluição. Os cientistas acreditam que tecnologia e uma visão sistêmica sobre toda a cadeia produtiva do plástico pode ser um ótimo caminho a se seguir.

"O plástico é extremamente útil, mas a má gestão levou a uma crise global de poluição que está exacerbando as mudanças climáticas. A economia circular de plásticos é necessária para reduzir ou eliminar radicalmente a poluição, apoiando o uso necessário", diz Antaya March, principal autora do estudo em comunicado.

March afirma que existem muitos desafios pela frente. “Na pior das hipóteses, criam inconsistências legais e políticas internacionais que empurram os resíduos plásticos para locais com menos capacidade de lidar com eles com segurança. É por isso que precisamos de uma meta ambiciosa para a qual todas as nações possam trabalhar”, conclui.

Da Redação, com informações de agências de notícias.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.