News
 

Turismo: como reduzir os plásticos de uso único

Relatório do WTTC e PNUMA estimula setor a repensar uso do plástico

 
 

29/04/2023 – A WTTC - World Travel & Tourism Council (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) e o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançaram um relatório para discutir o consumo de plástico de uso único no setor de turismo e viagens.

Segundo os envolvidos, o relatório “Repensando produtos plásticos de uso único em viagens e turismo” deve ser a primeira etapa de um conjunto de ações que deve debater como o plástico de uso único impacta o meio ambiente e as atividades de turismo no mundo. O relatório deve fornecer alternativas e estratégias para a iniciativa privada, mas também para governos locais.

O documento tem o objetivo de orientar os envolvidos com turismo, em suas diversas áreas, de como implantar políticas e ações que possam reduzir o uso de plástico, ampliar o reaproveitamento e a reciclagem e fomentar a cadeia circular de embalagens e utensílios. Entre as recomendações estão a redefinição de embalagens plásticas desnecessárias e também de uso único; dar preferência para fornecedores que usam produtos reutilizáveis; e apoiar pesquisas para a inovação de modelos de produtos e serviços que reduzam o uso de plástico.

Reprodução/Pixabay

 



Ainda não se sabe quanto o setor de turismo é responsável pela poluição plástica nos oceanos e pelos danos ao meio ambiente que totalizam cerca de US$ 13 bilhões por ano, somente nos ecossistemas marinhos. “A pandemia Covid-19 acelerou a agenda de sustentabilidade com empresas e legisladores, agora colocando um foco ainda mais forte nela. Como uma prioridade crescente, espera-se que as empresas continuem a reduzir o desperdício de produtos plásticos de uso único no futuro e a impulsionar a circularidade para proteger não apenas nosso povo, mas, o que é mais importante, nosso planeta. Também está ficando claro que os consumidores estão fazendo escolhas mais conscientes e cada vez mais apoiando as empresas com a sustentabilidade em mente”, afirma Virginia Messina, vice-presidente sênior e CEO interina da WTTC, em comunicado.

Serviços de take-away entre turistas que usam embalagens plásticas de uso único aumentaram. O Instituto do Meio Ambiente da Tailândia, por exemplo, indica que o lixo plástico aumentou de 1.500 toneladas para 6.300 toneladas por dia, por conta do serviço de delivery. Por outro lado, um levantamento com turistas relata que 82% dos entrevistados estão preocupados com o lixo plástico e estão tomando iniciativas para reduzir a poluição.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.