News
 

ONU avança rumo ao tratado global sobre poluição plástica

Reunião em Paris dá passo importante, mas ainda há um longo caminho

 
 

28/06/2023 – Para se chegar a um acordo global é necessário muita conversa, são muitos interesses, muitas diferenças econômicas, sociais e ambientais, por isso a ONU realiza na sede da UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em Paris, na França, o segundo encontro preparatório para um tratado global sobre a poluição plástica.

A ONU havia organizado o primeiro encontro em 2022, em Punta Del Este, no Uruguai e deve realizar outras rodadas de conversa até 2024. As reuniões devem acontecer no Quênia, Canadá e Coreia do Sul e devem avançar nas tratativas que serão apresentadas e debatidas na formação de um novo tratado global. A ONU pretende estabelecer um plano para a redução progressiva do uso e consequentemente do descarte de plástico no planeta, principalmente aqueles de uso único e de difícil reciclagem ou reutilização.

Pixabay/Reprodução

 



Segundo Inger Andersen, diretora executiva do PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a humanidade tem usado em demasia o plástico, pois se trata de uma matéria prima barata, mas isso tem causado enormes problemas de poluição em todo planeta. O PNUMA está à frente das negociações para o novo tratado e divulgou um documento que indica como devemos encaminhar as decisões em relação à redução do consumo e o desperdício de plástico no planeta em 80% até 2040.

O relatório destaca três áreas prioritárias de ação: reutilização, reciclagem e alternativas para embalagens plásticas. Contudo, organizações não governamentais ambientalistas criticam o documento pelo foco na gestão de resíduos e uma possível leniência com a indústria e pedem mais controle sobre os produtos químicos usados em plásticos. Mas o PNUMA não concorda com a argumentação e diz que o relatório traz considerações mais amplas.

Outro ponto de entrave nas negociações é a ausência dos Estados Unidos na coalizão de países que debatem o novo acordo. O país é o principal fornecedor no mundo no que se refere à poluição plástica. Contudo, o Departamento de Estado dos EUA diz compartilhar das ambições do tratado, mas acredita que essas medidas devem ser tratadas em cada país. Segundo relatório de 2021, encomendado pelo Congresso norte-americano, os EUA geram cerca de 130 quilos de plásticos por pessoas por ano. Pesquisas avaliam que no país entre 1,13 milhão e 2,24 milhões de toneladas de plástico cheguem ao meio ambiente a cada ano.

Da redação, com informações de agências de notícias
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.