News
 

O mundo deve 'funcionar como um só' para acabar com a poluição plástica

As estatísticas sobre os danos causados pelos plásticos são assustadoras

 
 

07/07/2023 – Da UN – Como os negociadores internacionais se comprometeram a elaborar um projeto de tratado até novembro para acabar com a poluição plástica, o chefe da ONU enfatizou em sua mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente na segunda-feira, a importância de reduzir as consequências “catastróficas” dos resíduos plásticos.

“Todos os anos, mais de 380 milhões de toneladas de plástico são produzidas em todo o mundo – um terço das quais é usado apenas uma vez”, disse o secretário-geral Antonio Guterres.

2.000 caminhões por dia
“Todos os dias, o equivalente a mais de 2.000 caminhões de lixo cheios de plástico é despejado em nossos oceanos, rios e lagos.”

Ele observou que os microplásticos estão entrando nos alimentos que comemos, na água que bebemos e até no ar que respiramos.

“O plástico é feito de combustíveis fósseis – quanto mais plástico produzimos, mais combustível fóssil queimamos e pioramos a crise climática”, disse o chefe da ONU.

Pixabay/Reprodução

 



Nós temos as soluções
Mas as soluções estão à mão: incluindo o acordo juridicamente vinculativo que continua em curso, após cinco dias de negociações envolvendo mais de 130 nações na semana passada.
“Este é um primeiro passo promissor, mas precisamos de toda a mão na massa”, disse, destacando que um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostra que a poluição plástica pode ser reduzida em impressionantes 80% até 2040 – se a humanidade agir agora para reutilizar, reciclar e se afastar dos plásticos.

“Devemos trabalhar como um só – governos, empresas e consumidores – para quebrar nosso vício em plásticos, defender o desperdício zero e construir uma economia verdadeiramente circular."

“Juntos, vamos moldar um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos.”

Fatos desagradáveis
As estatísticas sobre os danos causados pelos plásticos são assustadoras: mais de  380 milhões de toneladas de plástico  são produzidas todos os anos em todo o mundo, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado, segundo dados da ONU.

Estima-se que  19-23 milhões de toneladas  acabam em lagos, rios e mares anualmente - aproximadamente o peso de 2.200 Torres Eiffel.

Plástico no cardápio
Os microplásticos  – definidos como partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – encontram seu caminho em tudo o que consumimos e respiramos. Estima-se que cada pessoa no planeta consuma mais de 50.000 partículas de plástico por ano – e muito mais se for considerada a inalação.

O plástico de uso único descartado ou queimado prejudica a saúde humana e a biodiversidade e polui todos os ecossistemas, desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.
“Com a ciência disponível e as soluções para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem ampliar e acelerar as ações para resolver esta crise”, afirmou a ONU, ressaltando a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras de todos os cantos do  mundo. Fonte: UN. Veja outras estatísticas sobre a poluição por plástico na Lawnstarter.

Veja o artigo original.

Da UN
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.