News
 

Terceira sessão de negociações sobre um tratado global sobre plásticos é aberta em Nairóbi

Um tratado internacional histórico para combater a poluição por plásticos

 
 

14/11/2023 – A terceira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, incluindo no ambiente marinho (INC-3), foi inaugurada hoje na capital do Quênia, Nairobi. Os membros do INC-3 iniciarão negociações com base no texto Zero Draft preparado pelo Presidente do INC.

INC-3 marca o ponto médio da jornada rumo a um tratado global. Segue-se a duas rodadas anteriores de negociações: INC-1, que ocorreu em Punta del Este, Uruguai, em novembro de 2022, e INC-2, que foi realizada em Paris, em junho. Mais duas sessões do INC estão planejadas para 2024.

“Para lidar com a poluição plástica, a humanidade deve mudar. Devemos mudar a forma como consumimos, como produzimos e como descartamos nossos resíduos. Esta é a realidade do nosso mundo. A mudança é inevitável. Este tratado, este instrumento em que estamos a trabalhar, é o primeiro dominó desta mudança. Vamos trazê-lo para casa. Que comece a mudança”, disse o presidente queniano, William Ruto, na abertura da sessão.

Em seus comentários na abertura do INC-3, a Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, disse: “A resolução aprovada na UNEA 5.2 (a quinta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2022) pedia um instrumento que é, e passo a citar, baseado numa abordagem abrangente que aborda todo o ciclo de vida do plástico”.

“Não é um instrumento que trata da poluição plástica apenas através da reciclagem ou da gestão de resíduos. O ciclo de vida completo. Isto significa repensar tudo ao longo da cadeia, desde o polímero à poluição, do produto à embalagem”, acrescentou. “Precisamos usar menos materiais virgens, menos plástico e nenhum produto químico prejudicial. Precisamos garantir que usamos, reutilizamos e reciclamos recursos de forma mais eficiente. E descarte com segurança o que sobrar. E usar estas negociações para aprimorar um instrumento preciso e incisivo para construir um futuro melhor, livre da poluição plástica.”

Reprodução/Pixabay

Veja a matéria original.



“Tivemos agora a oportunidade de realizar a primeira rodada de discussão sobre todos os elementos do futuro instrumento”, disse o presidente do INC, Gustavo Adolfo Meza-Cuadra Velasquez.

“Espero que, até o final da sessão, o Comitê chegue a um acordo sobre um mandato para um projeto revisado e um possível trabalho entre sessões para se preparar para a quarta e quinta sessões”, acrescentou. “Estou confiante de que poderemos fazer progressos substanciais aqui na nossa terceira sessão e capitalizar o espírito, o consenso e a ambição de Nairobi.”

O início do INC-3 foi precedido por uma reunião preparatória em 11 de Novembro, também em Nairobi, durante a qual os delegados participaram em trocas de pontos de vista iniciais e informais, bem como em consultas regionais em 12 de Novembro.

Jyoti Mathur-Filipp, Secretário Executivo da INC, agradeceu ao Governo do Quênia, aos delegados e a outras partes interessadas pelo seu apoio às negociações, sublinhando que: “Devemos trabalhar coletivamente para garantir que todas as opiniões sejam ouvidas para que possamos construir consenso e avançar rapidamente para cumprir nosso mandato.”



Notas para editores
Sobre o Comitê Intergovernamental de Negociação
A resolução 5/14 da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente solicitou ao Diretor Executivo do PNUMA que convocasse um comitê de negociação intergovernamental, para iniciar seu trabalho durante o segundo semestre de 2022, com a ambição de concluir seu trabalho até o final de 2024. O INC tem a tarefa de desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição por plásticos, incluindo no ambiente marinho, que poderia incluir abordagens vinculativas e voluntárias, com base numa abordagem abrangente que aborde todo o ciclo de vida do plástico.

Da UNEP
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.