News
 

O caminho para Busan fica claro com o encerramento das negociações sobre um tratado global sobre plásticos em Ottawa

Mais de 2.500 delegados participaram no INC-4, representando 170 membros e mais de 480 organizações observadoras

 
 

30/04/2024 – Ottawa, Comunicado Imprensa – A quarta sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação para desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, incluindo no ambiente marinho (INC-4), foi concluída hoje em Ottawa com um projeto de texto avançado do instrumento e do acordo sobre o trabalho intersessional antes da quinta sessão (INC-5) em novembro.

Mais de 2.500 delegados participaram no INC-4, representando 170 membros e mais de 480 organizações observadoras, incluindo - organizações não governamentais, organizações intergovernamentais e entidades da ONU. O INC-4 marcou a maior e mais inclusiva reunião do Comitê até à data, com a participação dos Observadores a aumentar quase cinquenta por cento.

Ao longo do INC-4, os delegados trabalharam na negociação do Projeto de Texto Revisado do instrumento internacional juridicamente vinculativo. Os delegados discutiram, entre outras coisas: emissões e liberações; Produção; design de produto; gestão de resíduos; plásticos problemáticos e evitáveis; financiamento e uma transição justa.

Os membros do INC também concordaram com o trabalho intersessões – reuniões de especialistas que ocorrem entre as sessões oficiais do INC – que deverá catalisar a convergência em questões-chave. Além disso, os Membros decidiram criar um Grupo Aberto de Redação Jurídica para formar no INC-5, servindo como consultor, revisando elementos do projeto de texto revisado para garantir a solidez jurídica.

“Viemos a Ottawa para avançar o texto e com a esperança de que os Membros concordassem com o trabalho intersessional necessário para fazer progressos ainda maiores antes do INC-5. Saímos de Ottawa tendo alcançado ambos os objetivos e um caminho claro para conseguir um acordo ambicioso em Busan à nossa frente”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “O trabalho, porém, está longe de terminar. A crise da poluição plástica continua a engolfar o mundo e temos apenas alguns meses antes do prazo de final de ano acordado em 2022. Exorto os membros a demonstrarem compromisso contínuo e flexibilidade para alcançar a ambição máxima.”

A quarta sessão segue o INC-1 em Punta del Este em novembro de 2022, o INC-2 em Paris em maio/junho de 2023 e o INC-3 em Nairóbi em novembro de 2023. INC-5 – definido para ser o fim do processo INC – está agendado para novembro de 2024 em Busan, na República da Coreia.

Reprodução/Pixabay

 



“O Canadá está empenhado em chegar a um acordo final no INC-5 na República da Coreia antes do final do ano. Não estamos mais falando de “se” podemos chegar lá, mas de “como”. Juntos, podemos tomar uma das decisões ambientais mais significativas desde o Acordo de Paris e o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming Montreal”, disse Steven Guilbeault, Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Canadá. “Estamos a fazer tudo o que podemos para aumentar o perfil internacional da crise da poluição plástica, para que o acordo receba a atenção global que merece para cruzar a linha de chegada.”

O Presidente do INC, Embaixador Luis Vayas, disse: “Durante estes sete dias de intensas deliberações, vocês – os delegados – conseguiram desenvolver e avançar o projeto de texto revisado do instrumento, fornecendo um texto simplificado e iniciando negociações textuais sobre vários elementos ”, disse o Embaixador Vayas. “Ao mesmo tempo, também saímos com uma imagem muito mais clara do trabalho que ainda precisa ser feito, se quisermos cumprir a promessa que os membros fizeram através da Resolução 5/14 da UNEA.”

“Estamos todos unidos pelo nosso forte compromisso partilhado de fornecer um instrumento internacional juridicamente vinculativo para acabar com a poluição por plásticos. É este espírito de multilateralismo que tem guiado as nossas discussões aqui em Ottawa”, acrescentou. “Encontramos alguns pontos em comum e estamos trilhando esse caminho juntos até o fim. Acredito firmemente que podemos levar este mesmo espírito a Busan para cumprir o nosso mandato.”

O Embaixador Vayas agradeceu ao Governo do Canadá por acolher a sessão, bem como aos Membros do Comitê, Observadores, co-facilitadores, pessoal de apoio, e ao Secretariado do INC, e à sua equipe.

“Foi um cronograma ambicioso de apenas 18 meses e quatro sessões para chegarmos a este ponto, e agora estamos firmemente no caminho para Busan. O compromisso e o compromisso permanecem fortes nesta fase avançada das negociações”, disse Jyoti Mathur-Filipp, Secretário Executivo do Secretariado do INC. “Os membros devem chegar a Busan prontos para cumprir o seu mandato e chegar a acordo sobre o texto final do instrumento. Isto é mais do que um processo – é o cumprimento do seu compromisso de salvar as gerações futuras do flagelo global da poluição plástica.”



NOTAS AOS EDITORES
Sobre o Comitê Intergovernamental de Negociação (INC)
A resolução 5/14 da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente solicitou ao Diretor Executivo do PNUMA que convocasse um comitê de negociação intergovernamental, para iniciar seu trabalho durante o segundo semestre de 2022, com a ambição de concluir seu trabalho até o final de 2024. O INC tem a tarefa de desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição por plásticos, incluindo no ambiente marinho, doravante denominado “o instrumento”, que poderá incluir abordagens vinculativas e voluntárias, com base numa abordagem abrangente que aborde todo o ciclo de vida do plástico.

Da UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.