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Iniciativa da Fundação Ellen MacArthur para inspirar medidas de economia circular no setor de alimentos

O projeto é voltado para a criação de soluções que visem reduzir os impactos ambientais negativos do processamento de alimentos

 
 

29/07/2024 – Criado pela Fundação Ellen MacArthur, o Desafio O Grande Redesenho de Alimentos, já recebeu mais de 140 inscrições de empresas do setor de alimentos e bebidas de todo o mundo. O objetivo do desafio é promover o desenvolvimento sustentável a partir da criação de novos produtos através de princípios da economia circular.

Luisa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur na América Latina, destacou que o sistema alimentar é a raiz de grandes desafios ambientais, como a perda da biodiversidade, poluição e mudanças climáticas. Mas se bem orientado pode ser uma fonte de solução. Por isso este desafio traz a lógica e os princípios da economia circular, para a criação das ideias de produtos.

O projeto é voltado para a criação de soluções que visem reduzir os impactos ambientais negativos do processamento de alimentos, desde a produção agrícola até o consumo doméstico. O setor de alimentos e bebidas gera enormes quantidades de resíduos, que acabam por poluir o solo, a água e o ar, caso eles não tenham uma gestão ecologicamente correta.

O projeto tem apoio da Fundação Ellen MacArthur e de outras organizações, como o Grupo Carrefour Brasil. A empresa será responsável por feedbacks construtivos oferecendo ideias de produtos, além de realizar conversas individuais com os participantes, alinhando as propostas criadas com as expectativas do varejo. Como resultado os melhores produtos estarão dispostos em espaços gratuitos nas prateleiras do grupo por seis meses.

Segundo Susy Yoshimura, Diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, os compromissos assumidos pelo Grupo irão contribuir com o desenvolvimento de uma produção de alimentos inclusiva, com processos produtivos sustentáveis, valorizando e preservando a biodiversidade, além de gerar renda. Ela também enfatiza que a parceria com a Fundação Ellen MacArthur representa uma oportunidade real de colaboração e criação conjunta de iniciativas de impacto que englobam desde o processo produtivo até o consumidor.

Reprodução/Pixabay

 



Segundo a Fundação Ellen MacArthur o apoio de grandes varejistas como o Grupo Carrefour Brasil, é de extrema importância para o projeto, já que torna os produtos acessíveis à população em geral. Luisa Santiago expressou sua expectativa de tornar as ideias inovadoras em produtos de uso comum, ressaltando o apoio dos grandes varejistas, e a importância deles em contribuir para a preservação e restauração do planeta para as futuras gerações.

O design circular de alimentos é direcionado a elaborar novos conceitos de produtos que consumimos, através da seleção de matérias-primas até o fornecimento dos ingredientes, a produção, e terminando na embalagem. Visando atender as normas do desafio, os produtos criados precisam levar a maior parte de seus ingredientes oriundos de sistemas de produção sustentáveis; preencher pelo menos uma das três oportunidades identificadas no modelo de design circular para alimentos (uso de ingredientes de menor impacto, diversificados e reciclados), além disso, precisam possuir uma embalagem que não utilize materiais problemáticos.

O modelo foi elaborado como parte do estudo “O Grande Redesenho de Alimentos", publicado pela Fundação Ellen MacArthur em 2021. O estudo destaca que as empresas do setor de alimentos e bebidas e os varejistas, podem influenciar positivamente o sistema alimentar, já que o setor pode sim oferecer benefícios à natureza em vez de sobrecarregá-la.
Na atualidade, o sistema alimentar é um dos principais contribuintes da perda de biodiversidade e representa um terço das emissões globais de gases do efeito estufa. Com isso, a aplicação da economia circular ao design de alimentos é um caminho para combater esses problemas.

Dentre os produtos brasileiros aprovados para a fase de produção estão bebidas como a da Puravida, que propôs um alimento à base de plantas, feito com ingredientes da biodiversidade brasileira. Representando ingredientes reciclados, aparecem ideias como a Amazônia Mundi que criará a "Tirinha Amazonika", um alimento feito a partir da fibra do caju que é comumente descartada, e de ingredientes amazônicos produzidos de maneira a manter a floresta em pé, como óleo de patauá e farinha de babaçu. A empresa Native, por exemplo, criou cookies de maçã e canela cultivados com práticas regenerativas e farinha de semente de uva.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

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