News
 

Criando itens plásticos a partir do processo de têmpera

O primeiro objeto criado foi uma colher, em seguida o processo foi usado para transformar a colher em um garfo

 
 

31/07/2024 – Um grupo de engenheiros moleculares desenvolveu um tipo de plástico, que altera sua forma a partir do processo de têmpera. Em um artigo publicado na revista Science, pela equipe de pesquisadores da universidade de Chicago e em colaboração com colegas do Laboratório de Pesquisa do Exército DEVCOM dos EUA, do Aberdeen Proving Ground, dos Institutos Nacionais de Padrões e Tecnologia e do Centro de Pesquisa Glenn da NASA, os cientistas descreveram a criação do seu plástico e sua capacidade de mudar de forma após vários tipos de têmpera.


Em um artigo publicado na mesma edição da Science, Haley McAllister e Julia Kalow, da Northwestern University, também descreveram o trabalho.


Ao longo dos anos tem se tornado evidente que o uso de materiais plásticos impacta o meio ambiente e a saúde humana. Fragmentos de plástico já foram encontrados no solo, na atmosfera, nos oceanos e até mesmo no corpo humano.


Com isso, nos últimos anos os cientistas têm procurado novas maneiras de reduzir a quantidade de plástico produzido, utilizado e descartado. Seguindo esta linha de pesquisa a equipe de investigação criou um tipo de plástico que pode ser convertido em um novo produto após ser esgotada a sua finalidade inicial, por um processo de têmpera. Por exemplo, um saco plástico coberto de comida, pode ser transformado em um garfo ou colher.

Reprodução/Pixabay

 


Para que a mudança de forma possa ocorrer, os pesquisadores desenvolveram um novo protótipo plástico, a partir de uma abordagem reticulada dinâmica que se baseia na adição reversível de tióis a benzalcianocetatos, processo este denominado “adição de Michael”. O plástico resultante pode ser modificado por revenido (quando um material é aquecido até certo ponto e depois resfriado de maneira rápida), processo mais conhecido na indústria pelo seu uso em trabalhos com metal.


Durante a pesquisa, os cientistas perceberam que ao aquecer o plástico a uma faixa de temperatura entre 60°C e 110°C, e em seguida transferi-lo para um freezer, era possível moldá-lo em diferentes objetos a partir do mesmo material.


O primeiro objeto criado foi uma colher, testada com o uso de uma jarra de manteiga de amendoim. Em seguida o processo foi usado para transformar a colher em um garfo, e no final em um material adesivo capaz de unir duas vidraças. Após o sucesso do estudo, durante os testes foi verificado que havia um limite para estas transformações, que era de sete vezes, após esse número o material começava a se degradar.


Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.