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Brasileiros demonstram preferência por embalagens recicláveis, mas consumo sustentável ainda é limitado

No entanto, muitos produtos vendidos no Brasil ainda não possuem embalagens recicláveis

 
 

27/08/2024 – Uma pesquisa recente do Datafolha revelou que 68% dos brasileiros preferem adquirir produtos embalados em materiais recicláveis. No entanto, apenas 18% da população afirma ter deixado de comprar algum produto por causa do material da embalagem. Esse levantamento, realizado entre 13 e 21 de maio, entrevistou 2.010 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país.

O estudo destacou que a preferência por embalagens recicláveis é mais acentuada entre pessoas com 45 anos ou mais, alcançando 72% no grupo etário de 45 a 59 anos e 69% entre aqueles com 60 anos ou mais. Quando se trata de deixar de comprar um produto por não ser reciclável, as maiores taxas foram observadas entre pessoas com 60 anos ou mais (24%), seguidas por aquelas com idades entre 35 e 59 anos, com 20% em ambas as faixas etárias.

A educação também desempenha um papel importante na escolha de embalagens recicláveis. Entre aqueles com ensino fundamental e médio, 69% expressaram preferência por esses materiais, enquanto 63% das pessoas com ensino superior fizeram a mesma escolha. No entanto, quando questionados se já deixaram de comprar algo por não ser reciclável, 23% das pessoas com ensino fundamental afirmaram que sim, em comparação com 16% dos que têm ensino médio e 15% dos que possuem ensino superior.

Reprodução/Pixabay

 



Outro dado relevante da pesquisa mostra que entre os consumidores que separam o lixo para reciclagem, 73% preferem produtos com embalagens recicláveis, e 22% já deixaram de comprar algum item devido à embalagem. Em contraste, entre aqueles que não separam o lixo, apenas 9% relataram ter feito a mesma escolha.

Apesar da crescente conscientização sobre a importância da reciclagem, muitos produtos vendidos no Brasil ainda não possuem embalagens recicláveis. Segundo Luciana Pellegrino, diretora-executiva da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), a indústria continua a produzir materiais não recicláveis devido à necessidade de viabilidade econômica. Ela destacou que, além de considerar os direitos do consumidor, é essencial vê-lo como cidadão, com direitos e deveres, enfatizando o papel da administração pública em promover a conscientização sobre o tema.

A pesquisa Datafolha revela uma crescente preocupação entre os brasileiros em relação ao impacto ambiental das embalagens, mas também evidencia que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essas preferências se traduzam em mudanças efetivas no comportamento de consumo.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 

 

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