Ameaças
Aves de rapina sob ameaça
Morte de uma águia rara colocou as autoridades em alerta
 

11/08/2020 – A morte de uma águia-rabalva, conhecida na Grã-Bretanha como (White-tailed eagle), em Upper Donside chamou a atenção de conservacionistas e a indústria de tiros. A região ao redor de Strathdon tem paisagem montanhosa e pântanos abertos, um território muito propício para aves de rapina e outras tantas espécies de aves silvestres.

A caça de aves de rapina no Reino Unido é uma atividade muito antiga e há muito tempo gera conflitos de interesses, entre aqueles que preservam a biodiversidade e os que usam a indústria de tiro como ‘esporte’. Agora a morte de mais uma ave que estava sendo monitorada por satélite, encontrada em terras administradas pelos praticantes de tiro, gerou novas disputas.

Reprodução/Wikipedia

 



Segundo a polícia local, após testes toxicológicos, foi comprovado que a ave ingeriu um pesticida proibido e que estavam tratando a morte como suspeita. Aves de rapina costumam se alimentar de pintos jovens de produtores locais. Mas, encontrar e punir um responsável é uma tarefa quase impossível, dizem.

A Associação Escocesa de Guarda-Animais (Scottish Gamekeepers Association) foi rápida em condenar a morte da ave, mas por outro lado afirma que a indústria de tiro mudou. Ian Thomson, chefe de investigações da RSPB Escócia, mas diz não ter certeza de que o problema esteja sendo resolvido.

“Quando as pessoas estão abertamente, deliberadamente violando as leis de nossa terra para facilitar a matança de outros animais selvagens, acho profundamente frustrante. É uma questão sobre criminosos e nossa aparente incapacidade como sociedade de impedir isso.”

"As pessoas que fazem isso parecem agir como intocáveis e, em grande parte, parece que são porque é muito raro que alguém seja condenado por esses crimes".

Segundo Thomson, enquanto os envenenamentos caíram, as aves passaram a sofrer por tiros e captura, com o objetivo de destruir as evidências dos crimes iniciais. Diz ainda que há evidências que a matança ilegal das aves se ampliou durante a pandemia, visto que os criminosos se aproveitam da menor quantidade de agentes públicos em campo.

Reprodução/Wikipedia

 



“Nossos colegas ao sul da fronteira se referiram a um aumento nos incidentes de perseguição. Estamos vendo evidências de que isso aconteceu aqui também”, disse Thomson ao INews. A perseguição às aves de rapina envolve envenenamento, armadilhas, tiros, destruição de habitat e ninhos até a perturbação das aves.

Segundo o RSPB, 87 casos confirmados com aves de rapinas foram registrados em todo o Reino Unido, em 2018. Entretanto, conservacionistas afirmam que ó número real é muito maior, pois as aves são baleadas e os corpos e as tags de identificação são descartados pelos criminosos.

Preservar essas aves também é bom para os negócios. O ecoturismo transforma-se cada vez mais em uma atividade rentável e a pressão política está aumentando sobre os ministros escoceses para que tomem medidas para ampliar a proteção da vida selvagem. A ministra do Meio Ambiente, Mairi Gougeon, disse estar “enojada e irritada” com a morte “bárbara” da águia-rabalva. A legislação recente ampliou as sentenças sobre a morte ilegal de aves protegidas para cinco anos de prisão e multas ilimitadas.

Reprodução/Wikipedia

 



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações do INews (Ian Marland)
Fotos: Reprodução/Wikipedia/Polícia Escocesa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.