Conheça as Espécies
Sons da Natureza
Tucano-de-bico-preto
No sudeste ocorre em áreas de Mata Atlântica e em restingas
 

TUCANO-DE-BICO-PRETO
Ramphastos vitellinus (Lichtenstein, 1823)
Família: Ramphastidae

15/01/2018 – O CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos) reconhece três subespécies. Ramphastos vitellinus vitellinus, Ramphastos vitellinus culminatus e Ramphastos vitellinus ariel.

Ramphastos v. vitellinus ocorre em Trinidad, leste da Venezuela, Guianas e norte do Brasil ao norte do Rio Amazonas. No Brasil ocorre em Roraima, Pará e Amapá. Tem contato com Ramphastos v. culminatus, no noroeste e centro-norte do Brasil, no lado norte do Rio Amazonas. Foram encontrados híbridos na faixa de contato.

Tem entre 46 e 56 centímetros. Seu bico é preto com faixa basal azul; pele nua em volta dos olhos azul; íris marrom; lado dorsal, barriga e cauda pretas; peito branco com grande mancha central laranja-avermelhada; supra e infracaudais vermelhas.

Ramphastos v. culminatus ocorre na Colômbia, Bolívia, sul da Venezuela, Peru, Equador e oeste e norte do Brasil, nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Roraima, Pará, Mato grosso e Acre. Tem contato com Ramphastos v. ariel no centro e nordeste da região amazônica no lado sul do Rio Amazonas. Ocorrem híbridos nas faixas de contato.

 

Sons da Natureza: Conheça a vocalização do tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).


Tem 47 centímetros. Bico com cúlmen, base da mandíbula e as supracaudais amarelas; faixa basal do bico superior amarela e do bico inferior azul; peito branco até amarelo pálido; pele nua da cabeça azul; olhos marrons.

Ramphastos v. ariel é distribuído em duas áreas separadas; na região amazônica no lado sul do norte do Brasil e na Mata Atlântica litorânea do nordeste até sudeste do Brasil. Ocorre nos seguintes estados brasileiros: Pará, Maranhão, Amazonas, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Tem entre 45 e 61 centímetros. Bico preto com faixa basal amarela; pela nua da cabeça vermelha; peito laranja-avermelhado; supracaudais vermelhas; olhos azuis. Os exemplares que ocorrem na região amazônica são bem menores e possuem olhos verdes. No Maranhão ocorrem híbridos.

Na Amazônia ocorre em matas de terra firme e de várzea. Também ocorre em pantanais, matas de galeria, cerrados e plantações. No sudeste ocorre em áreas de Mata Atlântica e em restingas.

Vive em casal ou em pequenos grupos em todos os estratos da mata, mas principalmente o estrato alto. Segue bandos mistos pelas copas e pelo estrato médio. Desce ao solo para acompanhar formigas de correição.

Enquanto se alimenta, salta de galho em galho com muita agilidade e utiliza o bico longo para alcançar os frutos.

Na Amazônia segue bandos barulhentos de cancões (Ibycter americanus) e no sudeste associa-se a bandos de gralhas-azuis (Cyanocorax caeruleus), provavelmente como estratégia antipredatória.

Pick-upau/Reprodução

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).


Durante o voo, intercalam batidas de asas com longo planeio, às vezes a grande altura. Nidifica em cavidades nas árvores e deposita de 2 a 4 ovos.

Sua vocalização é um pouco mais aguda e menos anasalada que a do tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus). Em geral movimenta a cabeça para cima em cada nota.

Está ameaçado de extinção, considerado vulnerável pela IUCN (2016), devido aos intensos desmatamentos ocorridos na Bacia Amazônica para pecuária e produção de soja, facilitada pela expansão da rede de estradas. Outra ameaça é a caça. Suspeita-se de que suas populações tenham diminuído em 32,1% ao longo de três gerações a partir de 2002.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Reprodução/Pick-upau

Vocalização
Tipo: Chamado
Nome Científico: Ramphastos vitellinus
Nome Comum: Tucano-de-bico-preto
Nome em Inglês: Channel-billed Toucan
Localidade: Ubatuba, SP, Brasil.
Observação: Gravado em Camburi
Gravação: Viviane Rodrigues Reis (Rodrigues, R. V.)
Imagens: Julio Andrade (Andrade, J.)
Edição e Montagem: Andrea Nascimento e Wilson Najar Mahana
Produção: Projeto Aves
Realização: Agência Ambiental Pick-upau
Patrocínio: Petrobras (Programa Petrobras Socioambiental)
www.pick-upau.org.br
www.projetoaves.org.br

 
 
 
 

 

Florestas
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.