Conheça as Espécies
Bico-virado-miúdo
Vive sozinho ou em casal e se junta a bandos mistos.
 

BICO-VIRADO-MIÚDO
Xenops minutus (Sparrman, 1788)
Família: Xenopidae
Nome em inglês: Plain Xenops

08/02/2019 – Há 10 subespécies, das quais 6 ocorrem no Brasil: Xenops m. remoratus, Xenops m. ruficaudus, Xenops m. obsoletus, Xenops m. genibarbis, Xenops m. alagoanu e Xenops m. minutus.

Ocorre de maneira ampla, do Panamá ao sul do Brasil. Xenops m. minutus ocorre no leste do Paraguai, nordeste da Argentina, nordeste, sudeste e sul do Brasil: em Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Xenops m. obsoletus ocorre no leste do Equador, leste do Peru, norte da Bolívia e oeste do Brasil ao sul do Rio Amazonas para o leste até o Rio Madeira. Xenops m. ruficaudus ocorre no leste da Colômbia, Venezuela, Guianas e norte do Brasil ao norte do Rio Amazonas: em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá. Xenops m. remoratus ocorre no leste da Colômbia, Venezuela e noroeste do Brasil ao norte do Rio Amazonas, no estado do Amazonas. Xenops m. genibarbis ocorre no norte do Brasil ao sul do Rio Amazonas desde o Rio Madeira até Maranhão e Piauí, também ocorre nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Xenops m. alagoanus ocorre no nordeste do Brasil nos estados de Pernambuco e Alagoas.

Divulgação/Pick-upau

Bico-virado-miúdo (Xenops minutus).



Tem 12 cm. Xenops m. minutus tem o lado dorsal e ventral marrom-oliváceos-escuros e garganta branca. Xenops m. obsoletus tem a garganta amarelada ou estriada-suja; alto da cabeça estriado. Xenops m. ruficaudus tem a garganta clara; mento amarelo-esbranquiçado e baixo dorso marrom-avermelhado. Xenops m. remoratus tem o mento cinzento e baixo dorso marrom-oliváceo. Xenops m. alagoanus não tem estrias no alto da cabeça; mento estriado e coberteiras das asas marrom-avermelhadas. Xenops m. genibarbis tem as coberteiras das asas marrons e as penas do peito ocre-pálidas marginadas escuras.

Habita capoeiras de baixada e de encosta e restingas. Vive sozinho ou em casal e se junta a bandos mistos. Percorre a folhagem a baixa e média altura, inclusive no interior das matas. Escala galhos finos, às vezes de cabeça para baixo; olha para os lados, dá bicadas na madeira e arranca cascas sem utilizar a cauda como apoio. Xenops m. alagoanus está ameaçado de extinção, classificado como vulnerável no Brasil.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; ICMBIO, 2014; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 

 

Florestas
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.