Notícia
Pássaro metade macho, metade fêmea é encontrado nos Estados Unidos
Registro foi realizado na cidade de Erie, na Pensilvânia
 

13/02/2019 – Após 25 anos de observação de aves nos comedouros de sua casa, na cidade de Erie,na Pensivânia, a norte-americana Shirley Caldwell foi surpreendida pelo avistamento de um cardeal meio vermelho e meio acinzentado, no último mês de janeiro. Foi a primeira vez que Caldwell registrara a espécie com essas características, das cores divididas.

A norte-americana apaixonada pelas aves acabou descobrindo, que além da divisão de cores incomum, o individuo apresentava uma condição ainda mais excepcional. Tratava-se de um espécime metade macho e metade fêmea, por conta de uma condição descrita como ginandromorfismo bilateral, apresentando parte do corpo com características do macho e parte da fêmea.


Apesar de rara, essa condição já foi descrita na literatura. Em entrevista à National Geographic Magazine, o ornitólogo Daniel Hooper, explica que isso pode ocorrer em qualquer espécie da avifauna, entretanto, é mais fácil identificá-la quando o indivíduo apresenta as duas cores características das fêmeas e dos machos. No caso do cardeal, a espécie apresenta o dimorfismo, quando o macho apresenta (penas avermelhadas) e a fêmea (plumagem acinzentada), ou seja, cores diferentes.

Segundo Hooper, isso é possível porque o sexo biológico das aves não ocorre da mesma maneira que nos mamíferos, onde as fêmeas possuem duas cópias do cromossomo X e os machos têm uma cópia de cada cromossomo sexual (Y e X). Nas aves, ocorre o oposto, são machos que mantêm duas cópias do mesmo cromossomo (ZZ), e as fêmeas têm uma de cada (ZW).

O mais comum seria que uma ave fêmea produzisse duas células-ovo, sendo uma apenas com o cromossomo Z e outra com o cromossomo W. No entanto, quando uma célula-ovo da fêmea se desenvolve com os dois cromossomos (Z e W), sendo duplamente fertilizada por espermatozoides, surge o ginandromorfismo, o que ocorreu no cardeal registrado por Caldwell, na Pensilvânia. Ou seja, o filhote desenvolve metade do corpo com células masculinas (ZZ), metade com femininas (ZW).


Segundo Hooper, na maioria dos casos, indivíduos com essas características são inférteis, no entanto, o pássaro registrado na Pensilvânia pode ser uma exceção a essa regra. “Este pode ser fértil porque seu lado esquerdo é feminino, e apenas o ovário esquerdo das aves é funcional”, afirma Hooper. Deste modo, é possível que filhotes apareçam na região, pois segundo Caldwell, o pássaro com duas cores sempre foi visto na companhia de um macho.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação, com informações da Revista Galileu e National Geographic

 
 
 
 

 

Florestas
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.