Notícia
Papagaio gigante viveu na Nova Zelândia
Ave tinha grande força e media 1 metro
 

11/08/2019 – Pesquisadores encontraram fósseis de um papagaio gigante com 1 metro de altura que viveu na Nova Zelândia, Oceania, há 19 milhões de anos. Para ter uma ideia, a altura média de um brasileiro é de 1,73 m.

Os fósseis foram localizados próximo de St. Bathans, em Otago, região no sul da Nova Zelândia. Devido o tamanho da ave, pesquisadores acreditam que era improvável que voasse e devia ser carnívoro, diferentemente da maioria das aves atuais. Paul Scofield, curador sênior de história natural do Museu de Canterbury, na Nova Zelândia, disse à AFP que os pesquisadores apostam que o animal não conseguia voar.


A descoberta publicada na revista científica Biology Letters, destaca que a ave pesava mais de 7 kg, e seria duas vezes mais pesada que o kakapo, a maior espécie de papagaio no mundo atualmente, também endêmico da Nova Zelândia.

"Não há outros papagaios gigantes no mundo", disse à BBC o principal autor do estudo, Trevor Worthy, professor e paleontólogo da Universidade Flinders, na Austrália. "Esse achado é muito significativo."

Os paleontólogos nomearam a nova espécie de Heracles inexpectatus, em referência a Héracles, nome grego dado ao semideus Hércules, da antiga mitologia greco-romana, em razão de seu tamanho e força incomuns.

A princípio os pesquisadores acreditavam que os fósseis pertenceriam a uma águia ou a um pato e ficaram guardados por 11 anos, até o inicio de 2019, quando uma equipe de paleontólogos decidiu reanalisá-los.


O bico do papagaio era tão grande que "poderia rachar qualquer coisa pela frente", disse Mike Archer, da Paleontologia da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW). Segundo Worthy, em entrevista à agência de notícias AFP, o papagaio "pode ter comido até outros papagaios".

No entanto, como provavelmente o papagaio não tinha predadores, é improvável que fosse agressivo, disse o pesquisador à BBC. Ele estima que o papagaio gigante se alimentava de sementes e nozes.

A descoberta de grandes aves não é incomum na Nova Zelândia, que abrigou a moa, uma espécie extinta cuja altura chegou a 3,6m. "Temos escavado esses depósitos fósseis há 20 anos e, a cada ano, descobrimos novas aves e outros animais. Sem dúvida, há muitas outras espécies 'inimaginadas' a serem descobertas."

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação, com informações da BBC Brasil

 
 
 
 

 

Florestas
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.