Notícia
Aves jovens fazem tarefas ‘domésticas’
Nos momentos difíceis as espécies parecem se importar com as outras
 

17/06/2021 – Um estudo conduzido na Wageningen University & Research Scientists, nos Países Baixos, indica que aves jovens ajudam seus pais na criação dos filhotes, defendendo os territórios e afastando predadores. Para os pesquisadores envolvidos na pesquisa, esse comportamento social visto em aves como o pássaro-rato e o picanço-de-capacete-de-crista-branca, parece contrariar a teoria da evolução prevalecente, e os indivíduos jovens até entregam sua comida aos irmãos mais jovens.

Segundo os pesquisadores, o comportamento das aves tem relação com oferta de territórios. Por isso jovens de algumas espécies continuam a viver com seus pais, retardando sua própria reprodução. “Se um jovem pássaro contribui ativamente com a casa e defendendo o ninho de outras pessoas, é mais provável que ele herde um território decente”, diz o pesquisador Sjouke Kingma. "E, se alguém espera herdar a casa da família, é mais provável que dê uma nova camada de tinta nos peitoris das janelas, por assim dizer", conclui o cientista.


Reprodução/Pixabay

 



As espécies do estudo mantém seu comportamento em grandes distancias ajudando a defender seu território e o ninho de predadores e também alimentando os filhotes com sua própria reserva de alimentos. "Este comportamento social oferece vantagens. Se uma ave herda o território, os animais que ele ajudou a criar terão a sua vez de contribuir para a casa”, afirma Kingma.

Segundo os pesquisadores, o fato novo da pesquisa realizada na Reserva de Caça Mbuluzi, Suazilândia, país na África Austral, é o aspecto de contradição da teoria prevalecente da evolução, pois os animais costumam ser egoístas por natureza. Uma das explicações seria a teoria do retorno da ajuda no futuro, algo bem conhecido entre humanos. Outra possibilidade para explicar esse comportamento altruísta seria a seleção de parentesco, ou seja, ao ajudar um membro da família, estaria indiretamente contribuindo para a disseminação de genes partilhados por futuras gerações.


Reprodução/Pixabay

 



Em comparação com a Europa, que registra um período sazonal curto de alimentos disponíveis e as estações são bem delimitadas, a Suazilândia, oferece poucos locais de obtenção de alimentos, além do clima bem imprevisível. Ou seja, não é possível determinar que na primavera, por exemplo, haverá grande oferta de comida. Nesse momento, o país sofre uma grande estiagem. “Nessas circunstâncias tão pobres, vale a pena ser social”, diz Kingma.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações da Phys e agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.