23/02/2022
– Barulho, ruído, poluição sonora.
Todos sabem o que é, e como isso afeta nossas vidas, mas
nem todos sabem como isso ocorre. O chamado ruído de ponta
é uma fonte dessa poluição presente em motores
aeronáuticos, de turbina de aviões, drones e até
de turbinas eólicas. Extinguir ou reduzir esses ruídos
é um grande desafio.
Pesquisadores da Universidade
Xi’an Jiaotong, na China publicaram um estudo na Physics
of Fluids, onde usam características das asas de corujas
para desenvolver desenhos de aerofólios, com objetivo de
reduzir, de forma significativa, o ruído de borda.
“As corujas noturnas produzem
cerca de 18 decibéis a menos do que outras aves, em velocidades
de voo semelhantes, devido à configuração
única de suas asas. Além disso, quando a coruja
captura a presa, a forma das asas também muda constantemente.
Então, o estudo da configuração da borda
das asas durante o voo da coruja é de grande importância”,
disse o autor do estudo, Xiaomin Liu.
Esse ruído de bordo acontece
quando o fluxo de ar circula pela parte de trás de um aerofólio,
isso cria uma camada turbulenta ao longo da superfície,
e quando esse ar segue pelo bordo de fuga o ruído se espalha.
Estudos anteriores já haviam identificado que as serrilhas
são capazes de reduzir ruídos de equipamentos, de
forma significativa.
“Atualmente, o
desenho das pás das turbomáquinas rotativas amadureceu
gradualmente, mas a tecnologia de redução de ruído
ainda está em um gargalo”, disse Liu. “As capacidades
de redução de ruído das estruturas convencionais
de dente de serra são limitadas, e algumas novas estruturas
de borda de fuga não lisas precisam ser propostas e desenvolvidas
para aproveitar ainda mais o potencial de redução
de ruído biônico”.
Para os estudos teóricos
a equipe usou um software de análise e cálculos
de ruídos, comparando aerofólios simplificados com
características similares as asas das corujas. As descobertas
foram aplicadas para reduzir o ruído de máquinas
rotativas. Quando o fluxo ao redor do bordo foi melhorado o ruído
foi suprimido. Os pesquisadores também verificaram que
serrilhas assimétricas diminuíram os ruídos
mais que as simétricas. Os pesquisadores dizem que a redução
dos ruídos variou nas diferentes condições
de uso, portanto, os projetos de aerofólio devem ser desenvolvidos
a partir de cada aplicação.
Criado em 2015, dentro do setor
de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma
Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e
conservação desses animais. Pesquisas científicas
como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre
frugivoria e dispersão de sementes, polinização
de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção
e plantio de espécies vegetais, além de atividades
socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a
importância em atuar na conservação das aves.
Da Redação, com
informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay |