Notícia
Estudo diz que aves preferem madeiras nativas a exóticas
Conforme plantas exóticas aumentam, diversidade de aves diminui
 

07/10/2022 – Um novo estudo publicado no 'Tropical Ecology' indica que à medida que plantas exóticas se espalham, a diversidade de aves fica cada vez mais reduzida. Cientistas verificaram que entre espécies insetívoras, predadoras e herbívoras, houve uma redução significativa com a ampliação de espécies lenhosas exóticas nos jardins da cidade de Pune, no estado de Maharashtra, na Índia.

O artigo 'Estudo da inter-relação entre plantas lenhosas e pássaros na área urbana de Pune, insights sobre os impactos negativos de plantas exóticas', verifica como espécies lenhosas nativas conseguem manter a diversidade de aves, em relação às espécies exóticas, ou seja, aquelas com origem em outros locais, como cidades e até países. Ficou evidente que quanto mais espécies nativas, maior a diversidade desses animais.

Segundo Kiran Choudaj, um dos autores do estudo e estudante de doutorado na Savitribai Phule Pune University (SPPU), as áreas urbanas são compostas por plantas nativas e exóticas e isso traz um variedade na característica desses fragmentos. “Nas áreas urbanas, a estrutura da vegetação é um dos fatores-chave para que as aves reconheçam seu ambiente. O presente estudo foi realizado nos espaços verdes urbanos menores nas duas cidades adjacentes na região metropolitana de Pune (PMR), Pune e Pimpri–Chinchwad. A relação entre plantas lenhosas e pássaros foi estudada nos 20 espaços verdes urbanos menores”, disse Choudaj, em comunicado.

Reprodução/Pixabay

 



“Nossa análise mostrou que à medida que a riqueza e a diversidade de plantas lenhosas aumentavam, aumentava também a diversidade de pássaros. Observou-se também que a maior densidade de plantas lenhosas exóticas reduziu a riqueza de aves; principalmente aves especializadas, como insetívoros, herbívoros e predadores”, conclui Choudaj.

Entre as espécies exóticas identificada no estudo estão Eucalipto, Gliricidia, Subabul, Earleaf Scacia, Silver Oak, Flame Tree, Chinese Juniper e Sausage Tree. Segundo o estudo, a escolha das aves se baseia na composição vegetal dos jardins. “O problema das espécies exóticas é que elas reduzem a abundância de artrópodes ao afetar plantas nativas; um pequeno número de artrópodes os consome. Encontramos pássaros evitando algumas das espécies de plantas não nativas para a construção de ninhos. As plantas nativas suportam diversas espécies de aves. O estudo ainda recomenda plantas nativas sobre plantas exóticas para paisagismo no ambiente urbano. Este estudo pode ajudar ainda mais a melhorar a saúde dos espaços verdes urbanos por meio da gestão científica e melhorar a compreensão pública da vegetação urbana”, acrescentou Varsha Wankhade, supervisor de pesquisa do estudo.


Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.