19/01/2023
– Pesquisadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade
de Uppsala acabam de publicar um estudo na revista científica
Current Biology, que mostra que aves canoras juvenis reagem quando
ouvem as vocalizações que vão produzir quando
ficarem adultas, e isso ocorre quando ainda têm apenas 12
dias de idade. O estudo foi realizado com o papa-moscas em toda
a Europa e no experimento eles responderam de forma preferencial
a própria canção e do mesmo grupo populacional.
Da mesma forma que humanos, as aves canoras
jovens aprendem suas vocalizações ouvindo seus pais
e outros adultos do grupo. Em ambos os casos, o processo de aprendizagem
suscita origem a pequenas mudanças de uma geração
para outra, criando pequenas diferenças e definindo diferentes
dialetos.
A pesquisa mostra que as vocalizações
de papa-moscas de sete grupos diferentes formam dialetos bem definidos.
Ao fornecer essas cações para cerca de 2 mil filhotes,
os pesquisadores observaram que os jovens respondem a sons mais
semelhantes às de seu próprio dialeto na busca por
alimento.
A pergunta que fica é: como os filhotes
conseguem reconhecer esses sons e reproduzi-los? A primeira resposta
é que as aves canoras ouvem essas canções
de seus pais e aprendem o dialeto local. Contudo, as centenas
de horas gravadas das vocalizações dos papa-moscas
na Estação de Pesquisa Tovetorp da Universidade
de Estocolmo, mostraram que entre os filhotes ouvem poucas canções
e mesmo aqueles filhotes cujos os pais cantam mais, eles responderam
menos ao dialeto local.
Os pesquisadores esperam que esses
resultados possam impulsionar novos estudos para avaliar respostas
mais específicas do dialeto e quais as consequências
desse comportamento. "Se as diferenças nas primeiras
respostas musicais entre as populações são
realmente inatas, isso sugere uma notável co-evolução
entre uma característica cultural e os genes subjacentes
a ela. Acredita-se que cantar o dialeto local ajuda os adultos
a atrair parceiros apropriados", diz David Wheatcroft, professor
associado do Departamento de Zoologia da Universidade de Estocolmo
e principal autor do estudo.
Os pesquisadores também identificaram
que as respostas aos dialetos podem ajudar as espécies
a não aprender vocalizações de outras espécies.
Verificou-se que as respostas dos filhotes de papa-moscas-de-coleira
foram bastante fracas, em relação aos outros dialetos
de papa-moscas. Deste modo, podemos sugerir que a capacidade de
discriminar as vocalizações de outras espécies
pode ser um subproduto forte as respostas do dialeto local.
Mais informaçõe: David Wheatcroft,
Species-specific song responses emerge as a by-product of tuning
to the local dialect, Current Biology (2022). DOI: 10.1016/j.cub.2022.09.063.
www.cell.com/current-biology/f … 0960-9822(22)01605-0
Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa
da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto
Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação
desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos
quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão
de sementes, polinização de flores, são publicadas
na Darwin Society Magazine; produção e plantio de
espécies vegetais, além de atividades socioambientais
com crianças, jovens e adultos, sobre a importância
em atuar na conservação das aves.
Da Redação, com informações
de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay |