Notícia
Cérebros de aves podem sentir campos magnéticos
Nova pesquisa revela que aves conseguem ‘desligar seu gps’ após a viagem
 

11/07/2023 – Estudos já indicavam que aves migratórias podem sentir e até usar o campo magnético do planeta em suas longas viagens, mas esse serviço pode causar transtornos e irritação aos animais. Pesquisadores da University of Western Ontário, no Canadá, e da Bowling Green State University, nos Estados Unidos, descobriram que as aves podem ‘desligar’ esse auxilio a navegação neurológica quando não é mais necessário seu uso.

Estudando pardais-de-garganta-branca (Zonotrichia albicollis), os pesquisadores verificaram que as aves podiam acionar uma parte específica do cérebro quando era necessário iniciar a migração e depois deixar essa capacidade inativa, enquanto descansavam nos locais de parada durante a viagem. A região do cérebro conhecida como ‘cluster N’ já havia sido descrita como fundamental para a navegação das aves, mas ainda não se sabia como era usada entre as espécies e como e se era possível ativar e desativar essa opção no ciclo diário ou sazonal das aves.

Os pesquisadores explicam que essa parte do cérebro funciona como uma bússola geomagnética, sobretudo para as aves canoras e quando fazem a migração à noite. A pesquisa analisou em laboratório, três grupos de aves: diurnas, noturnas em repouso e noturnas inquietas migratórias. A inquietação foi caracterizada pelo aumento na atividade, como os movimentos no poleiro e o zumbido das asas.

Reprodução/Pixabay

 



Os cientistas realizaram exames nos cérebros das aves, entre os grupos, e como a ativação do cluster N foi relacionada à inquietação migratória, independente de ser dia ou noite. O estudo verificou que quanto mais impacientes as aves, mais ativos os neurônios do cluster N ficavam. Estudos indicavam que cluster N estava sempre ativo à noite, mas a pesquisa não mostrou isso.

Segundo os pesquisadores, o estudo amplia o conhecimento sobre como as aves e outros animais usam o campo magnético do planeta em suas viagens migratórias. Para os especialistas, saber a direção correta para o polo ou o caminho para o equador pode ser muito importante e até vital para as aves e como esses animais conseguem ativar esse recursos é algo extraordinário.

A pesquisa também mostra como as áreas urbanas podem influenciar na geolocalização das aves. Para os cientistas, conhecer como as aves vivem pode evitar que atrapalhemos sua vida e até ajudarmos a encontrar rotas seguras para as viagens e migrações. Eles acreditam também que a parte N do cérebro pode render muitas outras descobertas. O estudo foi publicado no European Journal of Neuroscience.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Universo Ambiental
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.