Notícia
Pesquisa indica que áreas com pouca diversidade de aves ‘têm mais internações hospitalares’
Comunidades de avifauna trazem qualidade de vida, diz estudo
 

08/12/2023 – Pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Ambientais e Interdisciplinares da Carleton University, no Canadá, indica que áreas com pequena diversidade de espécies de aves pode ter relação com o número de pessoas internadas em hospitais, por conta de problemas de saúde mental. Os pesquisadores explicam que a interação entre espécies de aves e saúde ainda é uma questão pouco explorada.

Segundo o estudo, outros fatores também contribuíram para as internações hospitalares, como espaços verdes e renda familiar que podem atuar na ansiedade e transtornos de temperamento, mas a diversidade das aves também deve ser considerada.

“Muitas vezes consideramos a natureza como representando a quantidade de espaço verde perto das casas ou a distância até o parque mais próximo, mas a ligação entre a diversidade de espécies e a saúde é pouco explorada. Nosso estudo mostra que, se a diversidade de espécies pode afetar a saúde mental no extremo do espectro (hospitalizações), é possível que o declínio da biodiversidade em todo o mundo esteja intrinsecamente conectado com nossa ansiedade e humor no dia a dia”, disse Rachel Buxton, principal autora do estudo, em comunicado.

O estudo usou dados da plataforma eBird, um grande banco de dados sobre espécies em várias partes do mundo, que é abastecido por cientistas cidadãos. Por meio da ferramenta, a equipe analisou a diversidade de espécies no estado de Michigan, nos Estados Unidos, relacionando com as internações hospitalares por ansiedade.

Reprodução/Pixabay

 



A pesquisa publicada na revista Geo: Geography And Environment destaca a relação entre distúrbios mentais com as perdas de biodiversidade. Segundo os pesquisadores, restaurar e preservar habitats para manter a biodiversidade das aves pode ser um processo para melhorar a saúde mental nas cidades. Outro estudo produzido pelo King's College London, já havia indicado que a vocalização de aves tem relação com bem-estar mental.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Universo Ambiental
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.