Notícia
Natureza recebe reconhecimento como artista e será remunerada por sons em músicas
Uma parcela dos royalties gerados pela reprodução das faixas do Sounds Right em plataformas de streaming será destinada a programas e organizações ambientais
 

04/07/2024 – O Museu das Nações Unidas – UN Live lançou o projeto Sounds Right, uma iniciativa que reconhece a Natureza como uma artista legítima, garantindo-lhe direitos autorais sobre os sons presentes em músicas, como o canto de pássaros e o som das ondas do mar.

Segundo o UN Live, esse movimento musical visa valorizar a natureza, promover discussões, angariar fundos para a conservação e inspirar milhões de pessoas a agir em prol do meio ambiente. A implementação prática desse conceito implica que uma parcela dos royalties gerados pela reprodução das faixas do Sounds Right em plataformas de streaming será destinada a programas e organizações ambientais.

O Museu destaca que a iniciativa foi realizada em colaboração estreita com músicos, criativos e gravadores de sons da natureza, bem como com instituições ambientais. Prevê-se que o projeto envolva mais de 600 milhões de ouvintes e gere cerca de US$ 40 milhões em receitas nos primeiros quatro anos. Entre os objetivos iniciais estão iniciativas nas ilhas do Oceano Índico e em Madagascar, bem como esforços para prevenir a mineração em alto mar.

Reprodução/Pixabay

 



Um painel consultivo de especialistas independentes, composto principalmente por conservacionistas do Sul Global, incluindo representantes indígenas, ativistas ambientais, biólogos e especialistas em financiamento da conservação, será responsável por orientar a distribuição dos fundos.

Katja Iversen, CEO do Museu das Nações Unidas, enfatizou o poder da cultura popular, especialmente da música, em envolver grandes audiências e catalisar mudanças positivas em escala global. Ela destacou que o Sounds Right e o UN Live têm como objetivo alcançar as pessoas onde elas já estão - em suas telas e fones de ouvido - oferecendo histórias e ações com as quais podem se identificar, e que são significativas para elas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Universo Ambiental
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.