Tentativa de golpe milionário leva quadrilha para cadeia

Brasília (18/09/2007) – Uma quadrilha de falsários que tentava lesar os cofres públicos em quase R$ 1 milhão foi presa ontem em Palmas (TO), em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Procuradoria Federal Especializada junto ao IBAMA/Instituto Chico Mendes. A quadrilha falsificou documentos pessoais de diversos proprietários de áreas abrangidas pela Estação Ecológica Serra Geral Tocantins e, utilizando procurações também falsas, iniciou processos administrativos tentando receber indenização do IBAMA/Instituto Chico Mendes.

A quadrilha escolhia terras cujos proprietários não residem na região e forjava procurações por instrumento público, certidões de cartórios de registro de imóveis, carteiras de identidade, CPF, certidões negativas da Justiça. Os documentos eram falsificados dando poderes a componentes da quadrilha para assinar as escrituras para o IBAMA/Instituto Chico Mendes e, assim, habilitar-se a receber as indenizações.

Evidentemente, essas escrituras não teriam nenhuma validade e as indenizações teriam de ser pagas novamente aos legítimos proprietários para que as terras fossem legalmente incorporadas à unidade de conservação.

A Procuradoria do IBAMA/Instituto Chico Mendes investigou a legalidade dos documentos apresentados, conseguindo contatar com proprietários que residiam no Paraná, em Brasília e em Goiás. Eles comprovaram que todos os documentos apresentados pela quadrilha eram falsos.

Um dos proprietários que teria assinado a procuração para a quadrilha em 2006 havia morrido há mais de 10 anos, conforme comprovante conseguido pela Procuradoria junto aos familiares do falecido.

Noutro caso, além de falsificar a procuração do proprietário, os integrantes da quadrilha "promoveram seu novo casamento", juntando cópia de documentos de identidade de uma mulher que o proprietário sequer conhece. Ela foi apresentada como sua esposa e assinou os documentos.

A Polícia Federal passou a investigar a atuação da quadrilha mais de dois meses atrás, após receber informações da Procuradoria do IBAMA/Instituto Chico Mendes. A PF prendeu os integrantes no momento em que se encontraram num cartório em Palmas com um representante da Procuradoria do IBAMA/Instituto Chico Mendes para assinar as escrituras e receber um pagamento no valor de R$ 268 mil, referente a uma das propriedades.

Outros processos de indenização em que os proprietários eram representados por componentes da quadrilha, com valor que se aproxima de um milhão de reais, foram suspensos pelo IBAMA/Instituto Chico Mendes. A Procuradoria realizará uma minuciosa avaliação dos documentos apresentados em todos os processos de indenização na Superintendência de Palmas.
Procuradoria Ibama/Instituto Chico Mendes

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.