Balsa com 500 m3 de madeira Ipê é apreendida por fiscais no Rio Amazonas

Belém (02/05/07) – Equipe de fiscais coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Santarém apreendeu no último dia 25, em frente à cidade de Prainha, no oeste do Pará, uma balsa carregada de madeira em toras da espécie Ipê no Rio Amazonas. O volume de madeira é estimado em 500 m3. A equipe que realizou a apreensão participa da operação Pacoval, do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que busca coibir os desmatamentos e o tráfico de madeira na região do baixo Amazonas.

A tripulação da embarcação não apresentou qualquer documento de origem da madeira, caracterizando a completa ilegalidade da carga, que precisa ser acompanhada pela Guia Florestal no estado do Pará durante toda a viagem. A balsa carregada e o empurrador Fábio Antônio II também estão apreendidos, e foram conduzidos sob escolta até Santarém, onde a carga será depositada nas dependências da Gerência Executiva do Ibama.

Com mais essa balsa carregada de madeira transportada ilegalmente, são sete as apreendidas pelo órgão na região de Prainha, desde o final do ano passado. Depois do conflito entre madeireiros e comunitários na região de Santa Maria do Uruará, onde está sendo criada a Reserva Extrativista Renascer, fato que ganhou notoriedade na mídia nacional e internacional, o Ibama já apreendeu cerca de 8 mil m3 de madeira na área.
Christian Dietrich

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.