Ibama autua em R$ 150 milhões siderúrgicas de Marabá/PA

Levantamento dos últimos sete anos aponta queima de 21 milhões de árvores nos fornos de carvão vegetal utilizado na produção do ferro gusa

Brasília (20/04/07) – Mais de R$ 150 milhões em multas e 21 mil metros cúbicos de carvão vegetal aprendidos (equivalentes a 350 caminhões carregados de carvão vegetal). Foi o resultado de inspeções realizadas por fiscais do Ibama com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental – BPA, nos dias 17 e 18/04, em oito siderúrgicas do município de Marabá, no Pará. A ação integra a Operação Quaresma, deflagrada na região desde fevereiro.

Os fiscais notificaram as empresas para apresentarem o relatório de produção de ferro gusa e as licenças do carvão recebido nos últimos dois anos. Também foram medidos os lotes de carvão armazenados nos pátios e galpões das indústrias.

Ao consultar os arquivos do Ibama, levantaram volumes de carvão apreendidos e sob a guarda das empresas siderúrgicas, tendo como referência inicial o ano de 2000. Foram pesquisados relatórios de ações fiscalizatórias anteriores. As informações de cada siderúrgica inspecionada foram confrontadas com volumes constantes em documentos e dados obtidos durante as inspeções.

A equipe de fiscalização constatou todo tipo de irregularidade. Uma das siderúrgicas foi novamente embargada por não ter licença para operar. Ela havia conseguido liminar da Justiça contra fechamento realizado no mês passado. O Ibama recorreu e liminar foi suspensa.

Outro crime ambiental flagrado foi o consumo carvão vegetal maior do que o autorizado. Foi constatada também a aquisição do produto de empresas fornecedoras que fraudaram o sistema de controle de produto florestal - DOF.

De acordo com levantamento do Ibama, nos últimos sete anos, foram consumidas pelas siderúrgicas do Pólo Industrial de Marabá sete milhões de metros cúbicos de carvão vegetal, equivalentes a 100 mil hectares de área desmatada ou 21 milhões de árvores derrubadas ilegalmente.

“Esse déficit comprova a gravidade da situação ambiental do setor siderúrgico do estado do Pará. Demonstra a continuidade do elevado índice de ilegalidades na maioria das empresas siderúrgicas vistoriadas no Estado”, declara Norberto Neves, um dos coordenadores da operação.
Kézia Macedo
Fotos: Givanildo Lima

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.