Apreendidas 30 carretas com madeira ilegal no Piauí

Teresina (24/04/2008) - Em uma operação conjunta entre o Ibama do Piauí, Ceará e Pernambuco foram apreendidas ontem (24) na região do Semi-árido piauiense, trinta carretas com madeira ilegal. O volume de madeira apreendida chega a 732 metros cúbicos e as multas acumulam valor de R$ 327.427,00.

A madeira foi apreendida nos municípios de Picos, São Raimundo Nonato, Alegrete e Floriano, todos no Piauí. A operação durou duas semanas e envolveu também a Polícia Rodoviária Federal que apreendeu toda a carga. As carretas saíram de Floriano e seguiriam para Grajaú, no Maranhão.

Segundo o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, esta é mais uma prova da irracionalidade do homem que teima em destruir a natureza. Além do prejuízo ambiental, existe também o prejuízo financeiro para quem compra e transporta a madeira ilegal. Toda a madeira era extraída de florestas do Pará e de áreas do Maranhão.

“Fizemos uma parceria com os Estados do Pernambuco e Ceará, bem como com a PRF no sentido de fechar a cancela destes Estados. Com isto, já temos notado uma redução das operações ilegais”, disse Romildo Mafra.

No momento da apreensão foram autuadas pessoas físicas e jurídicas. Operações para o combate ao tráfico ilegal de madeira vão continuar, até que se acabe de uma vez este tipo de ação criminosa. Toda a madeira apreendida é doada para prefeituras, associações de bairros, institutos beneficentes e igreja.
Cíntia Lucas
Ibama / PI

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.