Operação Rastro Negro Pantanal desarticula grupo de infratores

A operação de fiscalização Rastro Negro Pantanal desarticulou um grupo de infratores que fraudou o Sistema DOF e negociou lenha e carvão sem origem legal com importantes indústrias siderúrgicas, incluindo empresas do Mato Grosso do Sul. Até o momento, durante a ação, foram aplicadas 13 multas que ultrapassam o valor de R$ 4,7 milhões, e os principais envolvidos nas fraudes foram bloqueados no DOF.

O objetivo da ação de fiscalização é combater ilícitos praticados por grupos de infratores que atuam no mercado carvoeiro-siderúrgico, além de disciplinar e orientar um segmento econômico que fomenta desmatamentos nas regiões do Pantanal, Serra da Bodoquena e Bacia do Alto Taquari.

Dos 10 milhões de metros de carvão transportados no Brasil em 2007, 44% foram originados no Mato Grosso do Sul, e as atividades de extração de lenha e posterior produção de carvão poderiam estar impactando uma área de mais de duzentos mil hectares anuais nesse estado.

A operação é fruto de investigações e resultados de auditorias ambientais iniciadas em setembro de 2006, quando foi lançado o Sistema DOF, para o controle da atividade florestal. Os trabalhos prosseguirão nos próximos meses e estão previstas auditorias ambientais e fiscalizações em propriedades rurais, carvoarias, escritórios de compra e venda de carvão e indústrias siderúrgicas. A ação conta ainda com apoio da Polícia Federal.

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.