Polícia Ambiental realiza operação contra crimes ambientais

04/07/2008 - Num total de 11 horas de fiscalização na região das represas Guarapiranga e Billings, em uma ação denominada “Operação Mananciais”, a Polícia Ambiental registrou, no ultimo dia 3 de julho, nove infrações ambientais. Ao todo, foram deflagrados quatro crimes contra a fauna, com 95 animais apreendidos em cativeiro, seis delitos por supressão e impedimento de regeneração de vegetação nativa e um crime por construção em solo não edificável.

Uma equipe de 74 Policiais Ambientais, divididos em 34 viaturas, quatro embarcações e um helicóptero, participou da ação com o intuito de combater crimes ambientais como caça e pesca predatória, desmatamento e ocupações irregulares.

“O objetivo da Operação Mananciais se resume em preservar os recursos naturais”, explica o capitão da Polícia Ambiental e comandante da operação, Wagner Matiota. A região das represas Guarapiranga e Billings concentra importantes unidades de conservação, como o Parque Ecológico da Guarapiranga e o Parque Estadual da Serra do Mar e é vítima de crimes ambientais como caça e comercialização de animais silvestres, pesca predatória, desmatamento, construções irregulares e esgotos clandestinos.

Apesar de estar no âmbito da Polícia Ambiental, a operação registrou infrações de trânsito em bloqueios feitos em pontos estratégicos da região, com 80 veículos fiscalizados e três autuados por infrações de trânsito.

MADEIRA ILEGAL DA AMAZÔNIA

Uma carga com 46 m3 de castanheira do Pará, procedente do estado de Rondônia, foi apreendida pela Policia Ambiental, na Rodovia Raposo Tavares, no município de Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema. A documentação da carga era para transporte de Tauari, madeira muito parecida com a castanheira, que tinha como destino o estado de Santa Catarina. A inspeção realizada por engenheiros do Instituto Florestal revelou que cerca de 30% da madeira vistoriada eram de castanheira, espécie ameaçada de extinção e com a comercialização proibida. A empresa responsável pelo carregamento foi multada em 25 mil reais e o caminhão, em conjunto com a carga, foi apreendido e recolhido ao Parque Estadual do Morro do Diabo, onde aguardará decisão judicial.

A ação ocorreu nos dia 2 e 3 de julho, integrando a Operação São Paulo Amigo da Amazônia, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e contou com o trabalho da Policia Ambiental e apoio de engenheiros do Instituto Florestal.

Desde setembro passado, quando foram iniciadas as operações de fiscalização em madeireiras e nas estradas paulistas que levam aos estados do Norte do País, aproximadamente seis mil toneladas de madeira ilegal, procedente da região amazônica, já foram apreendidas.
Texto: Evelyn Araripe

 
 

Fonte: SMA-SP

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.