Ibama Ceará autua caçadores e liberta 2000 avoantes no interior do estado

Brasília (22/07/2008) - A fiscalização do Ibama no Ceará já aplicou R$ 140 mil em multas em operação que combate à caça comercial de avoantes nos municípios de Taua, Santa Quitéria e Parambu. Além das multas, os servidores e policiais militares que participam da ação soltaram dois mil avoantes que estavam em viveiros para serem abatidas para comercialização nas margens de rodovias do Ceará.

Foram dez autos de infração lavrados pela equipe, 20 pessoas foram conduzidas para Delegacias nos municípios onde ocorrem as ações, para a lavratura de termos circunstanciados de ocorrência-TCO. As ações prestam especial atenção a uma área com cerca de 80 hectares nos três municípios, onde as avoantes, uma espécie de pombas silvestres (Zenaida auriculata noronha), tem grande concentração de ninhos.

Segundo Rolfran Ribeiro, chefe da fiscalização do Ibama no Ceará, no Nordeste “é tradição usar a avoante como tira gosto ou para matar a fome, mas existem os comerciantes, que provocam um verdadeiro estrago nos ninhos, estamos combatendo essa caça predatória”.

Sobral
Fiscais do Ibama em Sobral também realizaram apreensão de avoantes, foram 400 aves abatidas, a pessoa que estava com os animais iria comercializá-los. O cidadão foi autuado, e as aves doadas em áreas carentes da cidade.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama
Fotos: Fiscalização Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.