Ibama/GO embarga cultivo de soja transgênica no entorno do Parque Nacional das Emas

Goiânia (22/12/2008) - A Superintendência do Ibama em Goiás realizou a Operação Emas III em propriedades rurais do entorno do Parque Nacional das Emas – PNE, no período de 09 a 18/12, com o objetivo de identificar o cultivo de organismos geneticamente modificados. A equipe era compostapor quatro analistas ambientais, quatro fiscais e um motorista.

Nesta Operação foram vistoriadas 18 propriedades rurais pertencentes a 13 fazendeiros, totalizando R$ 954.326,80 em multas aplicadas e embargo de 1.590 hectares.

De acordo com normas técnicas da CTNBio, descritas no Decreto nº. 5950/06, de 31 de outubro de 2006, o plantio de soja geneticamente modificada tem que respeitar uma faixa de 500 m ao longo dos limites da Unidade de Conservação Operação foram realizados exames laboratoriais para constatação do cultivo de lavouras de transgênicos (OGM). Para identificação foi utilizado o Kit Trait para detecção ao nível de 0.1 % da proteína CP4 EPSPS (RR).

Os Kits TraitChek da Strategic Diagnostics Inc, são testes rápidos no formato de tiras que foram desenvolvidos para detecção (presença ou ausência) de proteínas presentes em plantas transgênicas. O teste pode ser utilizado na folha, caroço, grão ou semente de soja. Foi seguido o seguinte protocolo:

Coletar aleatoriamente várias folhas de soja num mesmo talhão, previamente identificado o proprietário e/ou arrendatário do imóvel;

Acoplar as folhas no adaptador do frasco e eliminar o restante do material vegetativo;

Colocar água com a pipeta em quantidade suficiente a não derramar, para facilitar a maceração do material vegetativo e adaptar a tira identificadora;

Macerar o material vegetativo;

Colocar a tira identificadora e aguardar alguns minutos;

O aparecimento de uma linha na fita indica um resultado negativo;

O aparecimento de duas linhas indica um resultado positivo.

Agora, após a autuação e o embargo, a recomendação dos técnicos do Ibama/GO é a de erradicação da soja transgênica para evitar a propagação de doença (ferrugem asiática da soja).
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama-GO
Fotos: Ibama/GO

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.