Operação coordenada pelo Ibama fecha criadouro irregular de aves no interior paulista

19 de Março de 2009 - Maria Eugênia Castilho - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - Mais de 20 pessoas, entre elas fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), agentes da Polícia Federal e oficiais de justiça, participaram hoje (19) de uma ação que resultou no fechamento de um dos maiores criadouros conservacionistas de São Paulo, situado no município de Charqueada, interior do estado. Durante a Operação Bico Torto, foram retiradas do local cerca de 300 aves silvestres, muitas delas ameaçadas de extinção que estavam irregularmente no estabelecimento.

Os criadouros conservacionistas têm autorização do Ibama apenas para recuperar animais apreendidos e, depois, devem soltá-los no habitat. Segundo informações da assessoria de impresa do instituto, a proprietária e professora da Universidade de São Paulo, Jocelem Mastrrodi Salgado, usava o criadouro para criação das aves sem registro no Ibama, provavelmente oriundos do tráfico ou da caça. Mais de 200 aves sem autorização do instituto tinham documento fraudado. A proprietária será autuada e deverá responder a processo criminal.

Entre as aves destacam-se araras azuis, papagaios-charão e ararajubas, muito apreciados por traficantes de animais. Elas serão levadas para um centro de triagem de animais em Botucatu e depois para outros criadouros e zoológicos em situação regular.

Desde 2005, o Ibama vinha pedindo à Justiça o fechamento do criadouro, mas a proprietária sempre recorria. Como não cabe mais recurso, o instituto executou o fechamento. O advogado de Jocelem acompanhou a operação e disse que não irá se pronunciar sobre o caso.

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.