Ibama flagra derrubada ilegal de floresta para formação de pastagem no Pará

Belém (09/08/2010) – O Ibama interrompeu na tarde de sexta-feira (06/08) um desmatamento que já havia destruído 300 hectares de floresta amazônica no município de Portel, no oeste do Pará. Ao chegar ao local de helicóptero, os fiscais surpreenderam cinco homens fazendo a derrubada da mata para a formação de pastagens. Na ação, quatro motosserras e duas espingardas de caça foram apreendidas. O acampamento utilizado para dar suporte ao crime ambiental foi destruído, conforme determina o Decreto Federal 6514/08.

A área pertence a um grande pecuarista da região que foi localizado pelos fiscais a 30 km do desmate, já na sede do município. Ele foi notificado a apresentar ao Ibama as licenças de supressão da vegetação em até sete dias. Se não possuir a documentação, será multado em R$ 1,5 milhão pelo crime ambiental, além de ter a área embargada para qualquer atividade econômica.

Segundo os trabalhadores contratados para a derrubada, o pecuarista pretendia instalar uma fazenda com mais de mil hectares de pastagens no lugar da floresta. Análise das imagens de satélite da área realizadas pelo Núcleo de Geoprocessamento do Ibama em Tucuruí, com dados do Instituto de Pesquisas Espaciais – Inpe, revelaram que o desmatamento vinha ocorrendo desde maio, ao ritmo de cerca de 100 hectares por mês.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama/PA
Foto: Patrick Makarem

+ Mais

Ibama implementa segunda fase da operação Piranhas-Assú no Rio Grande do Norte

Natal (10/08/2010) - O Ibama começa hoje a segunda etapa da Operação de Fiscalização Piranhas-Assú com o objetivo principal de verificar o cumprimento das medidas adotadas pelas Prefeituras Municipais que assinaram os Termos de Ajustamento e Conduta (TAC) em setembro de 2009.

Na primeira fase da operação foi realizado um levantamento pontual das propriedades e atividades localizadas ao longo da área de influência da bacia hidrográfica do Piranhas-Assú. Em seguida foram assinados diversos TAC na tentativa de minimizar os impactos ambientais gerados pelos lixões e abatedouros públicos, com reflexo na bacia do rio.

A segunda etapa percorrerá toda a região do Seridó abrangendo o entorno de vários municípios, tais como Caicó, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Jucurutú, Cruzeta, Ouro Branco, São João do Sabugi, Parelhas, Equador e Ipanguaçú.

Conforme Alvamar Queiroz, Superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, “a atuação do nosso órgão justifica-se pela necessidade da assinatura do Termo de Ajustamento e Conduta, uma vez que, o rio é de dominialidade federal, sendo patente que o mesmo encontra-se em avançado estágio de degradação e poluição ambiental, para a qual contribuem os lixões e abatedouros públicos, localizados na sua bacia, incluindo margens e afluentes, cuja gestão é de responsabilidade das prefeituras municipais.
Homero Henrique Medeiros
Ascom/Ibama/RN

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.