Centenas de aves apreendidas no aeroporto de Brasília

Brasília (29/09/2011) – O Ibama e a Polícia Federal apreenderam 296 canários-da-terra no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, durante a noite de ontem. Os pássaros, que tinham os Estados do Ceará e de Pernambuco como destino, estavam acondicionados em uma mala e duas caixas. “Oito canários-da-terra estavam em uma bagagem com roupas. Os outros 288 pássaros, da mesma espécie, estavam distribuídos em fundos falsos de duas caixas que trasportavam codornas.”, relatou Roberto Cabral Borges, coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama.

Das três pessoas envolvidas no crime ambiental, duas foram detidas em Brasília. A terceira chegou a embarcar, mas acabou detida em Fortaleza. Os três infratores possuíam cadastrado no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS). Das 296 aves silvestres apreendidas, apenas duas possuiam anilhas. “Há indícios de que os canários-da-terra seriam usados em rinhas (brigas)”, explicou o coordenador.

Foram aplicadas multas de R$ 500,00 por espécime devido ao transporte irregular e, pelo crime de maus-tratos, R$ 2.000,00 por indivíduo. “Mas infelizmente os autuados responderão a este crime ambiental em liberdade”, lamentou o Coordenador. Os animais foram encaminhados para o Ibama e, após avaliação, seguiram para soltura.
Vanessa Cortines Barrocas
Ascom - Ibama/DF
Fotos: Roberto Cabral Borges - Ibama

+ Mais

Fiscais do Ibama combatem a captura de avoantes no Ceará

Fortaleza (11/10/2011) – Fiscais do Ibama apreenderam mais de 12 mil arapucas nesta sexta-feira (7) empregadas na captura de avoantes, na região centro-sul do Ceará. As aves são comercializadas e consumidas clandestinamente, contrariando a legislação ambiental. Dois caçadores flagrados nesta operação foram presos e encaminhados à delegacia daquela cidade.

Segundo Fábio Bandeira, que chefiou a operação nos municípios de Quixelô e Acopiara, além de Iguatu, o Ibama tem agido de forma preventiva na tentativa de coibir esta prática ilegal, na luta pela preservação da espécie.
Eason Nascimento
Ascom - Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.