Ibama e Polícia Ambiental intensificam fiscalização da pesca da tainha no RS

Porto Alegre (22/05/2013) – Fiscais do Ibama, com auxílio de soldados da Política Ambiental da Brigada Militar, realizam ações de fiscalização durante a temporada de pesca da tainha no Rio Grande do Sul, iniciada no último dia 15. As ações da operação estão voltadas principalmente para o combate da pesca ilegal da tainha bem como outras infrações que forem identificadas na área.

Este foi o caso da ocorrência verificada durante o patrulhamento do canal de acesso ao Porto de Rio Grande realizado no dia 14/04. Por volta das 19h, a equipe abordou uma embarcação que se encontrava no canal de acesso à Lagoa dos Patos. A embarcação, de 20 metros de comprimento, armada para pesca de emalhe de fundo, encontrava-se com o PREPS desligado. O PREPS é o Sistema Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite, utilizado para salva guarda da vida humana no mar, gestão e monitoramento da pesca na Amazônia Azul.

Esta ferramenta é utilizada pelas equipes de fiscalização ambiental para identificar a realização de pesca em locais proibidos ou interditados pelo órgão competente. O desligamento do equipamento configura um obstáculo à ação fiscalizatória, configurando infração ambiental.

Dessa forma, a embarcação foi autuada por dificultar a ação do poder público no exercício das atividades de fiscalização ambiental, no valor de R$ 10.000,00. Além disso, ao examinar-se a documentação da embarcação, foi constatado que esta se encontrava com sua permissão de pesca vencida, sendo lavrado um segundo auto de infração, no valor de R$ 60.800,00 por pescar sem licença, restando apreendidos a embarcação, 7.500m de rede de pesca e 2.540kg de pescado, que foi doado para o Programa Mesa Brasil.

A operação Parati 2013, iniciada no último dia 9, conta, em sua primeira fase, com a participação de servidores do Ibama e o apoio de policiais da Polícia Militar Ambiental. De acordo com a Instrução Normativa Ibama nº171/2008, a temporada de pesca da tainha inicia-se no dia 15 de maio e não tem prazo para encerrar. Pode durar enquanto se mantiver economicamente viável a pesca. As ações de patrulhamento continuam até o término da temporada de pesca da tainha.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom Ibama/RS

 
 
 
 
 

 

Poluição  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.