Formato
da asa de coruja reduz ruídos, diz estudo
O
desenho da borda serrilhada das asas as torna mais silenciosas
e isso pode ajudar em projetos
23/02/2022 – Barulho,
ruído, poluição sonora. Todos sabem
o que é, e como isso afeta nossas vidas, mas nem
todos sabem como isso ocorre. O chamado ruído de
ponta é uma fonte dessa poluição presente
em motores aeronáuticos, de turbina de aviões,
drones e até de turbinas eólicas. Extinguir
ou reduzir esses ruídos é um grande desafio.
Pesquisadores da Universidade
Xi’an Jiaotong, na China publicaram um estudo na Physics
of Fluids, onde usam características das asas de
corujas para desenvolver desenhos de aerofólios,
com objetivo de reduzir, de forma significativa, o ruído
de borda.
“As corujas noturnas
produzem cerca de 18 decibéis a menos do que outras
aves, em velocidades de voo semelhantes, devido à
configuração única de suas asas. Além
disso, quando a coruja captura a presa, a forma das asas
também muda constantemente. Então, o estudo
da configuração da borda das asas durante
o voo da coruja é de grande importância”,
disse o autor do estudo, Xiaomin Liu.
Esse ruído de bordo
acontece quando o fluxo de ar circula pela parte de trás
de um aerofólio, isso cria uma camada turbulenta
ao longo da superfície, e quando esse ar segue pelo
bordo de fuga o ruído se espalha. Estudos anteriores
já haviam identificado que as serrilhas são
capazes de reduzir ruídos de equipamentos, de forma
significativa.
“Atualmente, o desenho
das pás das turbomáquinas rotativas amadureceu
gradualmente, mas a tecnologia de redução
de ruído ainda está em um gargalo”,
disse Liu. “As capacidades de redução
de ruído das estruturas convencionais de dente de
serra são limitadas, e algumas novas estruturas de
borda de fuga não lisas precisam ser propostas e
desenvolvidas para aproveitar ainda mais o potencial de
redução de ruído biônico”.
Para os estudos teóricos
a equipe usou um software de análise e cálculos
de ruídos, comparando aerofólios simplificados
com características similares as asas das corujas.
As descobertas foram aplicadas para reduzir o ruído
de máquinas rotativas. Quando o fluxo ao redor do
bordo foi melhorado o ruído foi suprimido. Os pesquisadores
também verificaram que serrilhas assimétricas
diminuíram os ruídos mais que as simétricas.
Os pesquisadores dizem que a redução dos ruídos
variou nas diferentes condições de uso, portanto,
os projetos de aerofólio devem ser desenvolvidos
a partir de cada aplicação.
Criado em 2015, dentro do
setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau,
a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas
ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas
científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos,
pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes,
polinização de flores, são publicadas
na Darwin Society Magazine; produção e plantio
de espécies vegetais, além de atividades socioambientais
com crianças, jovens e adultos, sobre a importância
em atuar na conservação das aves.
Da Redação,
com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay