Notícias
 
 
 

Pick-upau adere ao movimento ‘Amazônia de Pé’
Iniciativa visa criar lei de conservação para a maior floresta brasileira


10/06/2022 – Não é de hoje que a Amazônia sofre com desmatamentos, incêndios florestais, grilagem, garimpo ilegal e outras formas de destruição. Contudo, o que a floresta tem registrado e mostrado ao mundo nos últimos quatro anos, tem um potencial de degradação em outro nível. Além dos crimes cometidos de forma sistemática, agora assistimos a inoperância, inércia e até a leniência do Poder Público com infrações e infratores.

Todo esse processo de destruição pode levar o bioma a um ponto irreversível, de não retorno, resultando na savanização da floresta, crise hídrica, redução na produção de alimentos, de energia, entre outras consequências graves para a vida no Brasil e no planeta. A sociedade civil organizada, academia, Poder Judiciário e até segmentos políticos tentam interromper esse processo de destruição, que foi intensificado nos últimos anos e o movimento “Amazônia de Pé” é uma dessas iniciativas.

Lançado pela organização “Nossas”, o movimento visa emplacar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip), que tem o objetivo de cobrar do governo federal a proteção de florestas públicas sem destinação, ou seja, tornar essas áreas em Unidades de Conservação e territórios para comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas.

"Manter a Amazônia de Pé é sobre equilibrar a temperatura média do nosso planeta, proteger o maior reservatório de água do mundo, fortalecer a economia dos povos da floresta e evitar que o Brasil enfrente, em um nível catastrófico, uma série desenfreada de eventos climáticos extremos”, diz Karina Penha, coordenadora de mobilização da campanha Amazônia de Pé, ao site Um Só Planeta.

Divulgação

 



Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), a Amazônia Legal possui cerca de 50 milhões de hectares de terras públicas não destinadas, quase duas vezes a área do Estado de São Paulo. A mobilização visa reunir ao menos 1,5 milhão de assinaturas de brasileiros para que o projeto possa ser apresentado ao Congresso Nacional em 2023.

Mais de cem organizações já aderiram ao movimento, como IPAM, Instituto Alok, Jovens pelo Clima, 350, Plant for the Planet, Ashoka, The Climate Reality Project, Kanindé, entre outras.
A Agência Ambiental Pick-upau integra o movimento e apoia a iniciativa.

Saiba como participar.

Sobre a Amazônia de Pé
Representamos juventudes, cientistas, povos indígenas, quilombolas, movimentos campesinos, periferias e uma multidão de brasileiras e brasileiros movidos pela preservação da floresta e de seus povos e pelo futuro do planeta.
E se você tivesse a chance de efetivamente fazer algo para manter a Amazônia de pé?
E se um milhão e meio de pessoas tomassem as rédeas da política e propusessem elas mesmas uma lei capaz de garantir a sobrevivência da floresta e do planeta? A gente acredita que só um movimento massivo, construído de baixo pra cima, pode dar à Amazônia o cuidado que ela merece.

Por isso, em 2023, no primeiro ano de trabalho do novo Congresso Nacional, queremos chegar em Brasília com um caminhão de fichas de assinaturas do Projeto de Lei Amazônia de Pé — uma lei de iniciativa popular que destina os quase 50 milhões de hectares de florestas públicas na Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas e Unidades de Conservação.
Mas, para que isso seja possível, precisamos que 1 milhão e meio de brasileiros se comprometam com o futuro da floresta e assinem junto com a gente. Por isso, precisamos conversar com nossas famílias, amigos, vizinhos. Sabemos que eles acham a floresta importante. Agora é a hora de pedir que eles não só se importem, mas ajam.

Todos nós, juntos, precisamos construir a maior mobilização em defesa da Amazônia que esse país já viu. Assim, não restará dúvida ao novo Congresso: proteger a Amazônia é uma prioridade dos brasileiros. Faremos a Amazônia virar prioridade!
Nossa existência depende da Amazônia de pé. E a Amazônia de Pé depende da sua assinatura!
A destruição da floresta impacta na vida de todos nós, brasileiros: no aumento da temperatura das grandes cidades, na falta de água, na alta no preço da energia elétrica, nas secas e enchentes que castigam milhares de famílias... Pra além disso, por ser a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é imprescindível para o equilíbrio ambiental e climático de todo o planeta. Agir é urgente! Fonte: Amazônia de Pé

Da Redação, com informações do Amazônia de Pé
Fotos: Reprodução/Amazônia de Pé

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.