Notícias
 
 
 

Morte de aves já é sinal de mudança no planeta
Revisão global indica que bilhões de aves estão desaparecendo


30/06/2022 – Pesquisadores estimam que existam cerca de 11.000 espécies de aves ao redor do planeta, contudo metade das populações dessas espécies está em declínio, enquanto apenas 6% apresentam aumento populacional, um sinal claro de risco à biodiversidade por conta do impacto humano.

Aquecimento global, desmatamento, caça ilegal, destruição de habitats por mineração, pesticidas, poluição, invasão de espécies exóticas, expansão imobiliária, grilagem são alguns dos impactos causados pelo homem a biodiversidade. Segundos os pesquisadores, nas últimas décadas esse conjunto de ações causou a perda de bilhões de aves, somente na América do Norte e na Europa.

Ainda segundo a pesquisa, apesar da maioria das espécies estar localizada na região dos trópicos, grande parte das espécies que correm risco está em regiões temperadas e em nações mais ricas. “As aves são um táxon muito mais poderoso [do que outros] para nos contar uma história sobre a saúde do planeta. Sabemos muito sobre eles – nem sabemos quantas espécies de insetos existem”, diz em comunicado, Alexander Lees, pesquisador da Manchester Metropolitan University, Reino Unido e autor da revisão.

Os pesquisadores afirmam que iniciativas para a conservação das aves, realizadas por grupos, em regiões específicas são importantes, mas para reverter o declínio das aves, é necessário vontade política e investimento real. A revisão mostra que apesar de 70 espécies tenham melhorado seu status de conservação, por conta de trabalhos pontuais, reduzindo seu risco de extinção, outras 391 espécies tiveram uma piora em sua condição.

Reprodução/Maxpixel

 



Os dados utilizados na revisão foram coletados pela organização não governamental Birdlife International. Os resultados indicam que houve uma exceção de declínio maior entre as aves aquáticas, que vivem em zonas úmidas na América do Norte e na Europa. Essas espécies apresentaram um crescimento de 13% em suas populações, desde 1970. Isso pode ter uma relação na manutenção e recuperação de áreas úmidas que são menores, em relação à habitats de pastagens e florestas onde esse trabalho é maior.

A pesquisa de revisão que foi publicada na revista Annual Review of Environment and Resources, indicou que 48% estão com algum tipo de declínio conhecido ou ao menos suspeita, por outro lado 39% das espécies apresentam condições estáveis de suas populações; 6% apresentam aumento populacional e 7% têm status desconhecido. A maior parte dos dados de longo prazo é da Europa, América do Norte, Índia e algumas regiões da África. Já dados mais recentes incluem América Latina e Ásia, mas os resultados são semelhantes.

Pesquisadores estimam que somente no Canadá, 2,7 milhões de aves morreram por conta dos pesticidas. Entre as espécies mais ameaçadas do estudo estão papagaios, albatrozes, grous. A revisão indica ainda que todos os países têm ao menos uma ave ameaçada e 10 nações têm mais de 75 espécies ameaçadas.

Áreas agrícolas apresentam dados alarmantes, com a perda de 57% das populações de aves na Europa desde 1980. “A pegada crescente da população humana representa o principal impulsionador da maioria das ameaças à biodiversidade aviária. A falta de progresso na conservação [das aves] geralmente reflete a falta de recursos ou vontade política, ao invés de uma falta de conhecimento do que precisa ser feito”, conclui a revisão.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.