Notícias
 
 
 

Descoberta de DNA pode trazer ao mundo ave extinta
Será que a icônica ave dodô pode ressurgir pelas mãos da ciência?


06/07/2022 – Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, anunciou uma descoberta classificada como “espécime fantástico” de DNA de um animal icônico e extinto, a ave dodô (Raphus cucullatus), o que seria a última etapa para completar o genoma da espécie.

Segundo os pesquisadores, agora estamos mais próximos de dar um incrível passo, no que seria trazer a espécie de volta ao planeta, que foi declarada extinta há mais de 300 anos. Os cientistas disseram, durante uma apresentação da Royal Society, que devem publicar a sequência genética completa no Museu de História Natural da Dinamarca.

Beth Shapiro, professora de ecologia e biologia evolutiva da Universidade da Califórnia, afirmou ao The Telegraph, que o genoma do Dodô foi totalmente sequenciado e que a publicação será feita em breve. A ave extinta foi registrada pela primeira vez na Ilha Mauricio, na África Oriental, a leste de Madagascar, no Oceano Índico, em 1598. No final do século 17 já não havia mais rastro do animal.

Reprodução/Maxpixels

 



Conversas na comunidade científica sobre pesquisa evolutiva e a reprodução de espécies extintas são cada vez mais comuns. O mamute lanoso, por exemplo, teve seu genoma sequenciado completo em 2015, mas a questão ética ainda é debatida, entre outros aspectos técnicos e científicos.

Em 2015, Shapiro já descrevia os desejos sobre o dodô em seu livro “How To Clone A Mammoth” (Princeton University Press) e escreveu “Mais do que qualquer outra espécie [o dodô] é o símbolo internacional da extinção causada pelo homem”. Contudo, trazer a vida uma espécie extinta apresenta desafios únicos e imensos, afirmando que o processo com mamíferos são teoricamente mais simples e que para o caso das aves há outras complexidades reprodutivas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixels

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.