Notícias
 
 
 

Aves são mais coloridas perto do equador
Estudo comprova essa diversidade de cores na região tropical do planeta


11/07/2022 – Em 1800 quando pesquisadores navegavam pelos trópicos já haviam descrito que as aves daquela região são mais coloridas, uma teoria confirmada agora, por meio da inteligência artificial. Naquela época Charles Darwin, Alfred Russel e Alexander von Humboldt já escreviam sobre como ficaram impressionados com a diversidade de cores da fauna e da flora, sobretudo em comparação as espécies de ambientes comuns no norte da Europa, onde estavam familiarizados.

As suspeitas sobre a variação de cores das aves, conforme a latitude, era uma observação já em 1850. "Quanto mais nos aproximamos dos trópicos, maior o aumento na variedade de estrutura, forma e mistura de cores, como também na juventude perpétua e vigor da vida orgânica", descreve o naturalista alemão Humboldt em um documento.

Agora biólogos da Universidade de Sheffield, em South Yorkshire, na Inglaterra, analisaram 4.500 espécies de aves passeriformes (pássaros canoros), como pardais e melros em todo o planeta, usando três imagens da plumagem, de espécimes adultos da coleção do Museu de História Natural em Tring, na Grã-Bretanha.

Utilizando uma técnica de inteligência artificial conhecida como deep learning, que consegue extrair dados dos pixels das fotografias, os cientistas conseguiram identificar a cor em 1.500 partes diferentes na plumagem de cada espécime estudado. Deste modo, conseguiram classificar as aves por cor, em relação aos seus locais de origem.

Reprodução/Maxpixels

 



Essa característica já havia sido teorizada pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace, que a "vegetação luxuriante dos trópicos" era uma ação de camuflagem natural paras aves durante todas as estações do ano, enquanto as espécies mais ao norte adaptavam essas cores de acordo com a chegada do inverno.

O estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution, confirma que Darwin e seus colegas cientistas estavam certos em afirmar que as aves são mais coloridas e brilhantes em regiões próximas ao equador e são mais opacas, conforme se afastam para áreas mais frias, como o norte do planeta.

Entre os motivos pelos quais os pesquisadores creditam essa característica está a dieta das aves que consomem frutas e néctar floral, além do acumulo de energia. Os pesquisadores confirmam que as aves mais coloridas estão em habitats florestais mais densos. Isso também facilita na identificação das espécies.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixels

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.