Notícias
 
 
 

Poluição luminosa pode reduzir a sobrevivência de algumas espécies de aves
Pesquisa mostra que luz artificial reduz vida de espécies urbanas

09/11/2023 – Uma nova pesquisa mostra a relação entre luzes artificiais e a queda no índice de sobrevivências de espécies de aves comuns em áreas urbanas e quintais em Washington DC. Já era sabido que a iluminação artificial é um perigo constante e fatal para aves migratórias, por conta da desorientação e das colisões com edificações.

A pesquisa avaliou dados coletados por pesquisadores e cientistas-cidadãos durante 20 anos e registrou uma queda na sobrevivência para as espécies: gato-cinzento e carriça-doméstica, por causa da poluição luminosa. Entretanto, os pesquisadores verificaram que a sobrevivência do robin-americano aumentou com a luz artificial. Salientam que o estudo pode indicar caminhos para conservação de aves urbanas que costumam viver em quintais.

O estudo foi focado em espécies generalistas que vivem em áreas metropolitanas e pode servir como ferramenta de sensibilização socioambiental para ajudar aves que vivem em quintais e próximas às casas, em função da poluição luminosa. A pesquisa foi realizada na North Carolina State University, por meio do programa de Pesca, Vida Selvagem e Biologia da Conservação.

Os dados usados do estudo foram fornecidos pelo Neighborhood Nestwatch Program, administrado pelo Smithsonian Migratory Bird Center, entre os anos de 2000 e 2020. Usando redes de captura de aves em 242 pontos, sobretudo, em quintais de áreas urbanas e também rurais da região metropolitana de Washington DC. Os espécimes foram marcados com pulseiras coloridas de identificação. Depois os cientistas-cidadãos buscaram as aves marcadas em seus bairros ao longo do ano.

Reprodução/Pixabay

 



Segundos os pesquisadores, o estudo concentrou-se em sete espécies de aves canoras, todas comuns na região da pesquisa: tordo-americano, chapim-da-carolina, carriça-da-carolina, gato-cinzento, carriça-doméstica, cardeal-do-norte e pardal-cantor. Para chegar aos resultados, os cientistas comparam os dados de campo da ciência cidadã com mapas da poluição sonora, poluição luminosa e áreas pavimentadas. Contudo, não encontraram relações da sobrevivência das espécies com a poluição sonora. Por outro lado, a poluição luminosa foi determinante na sobrevivência do gato-cinzento, da carriça-doméstica e do robin-americano.

Os cientistas explicam que o robin-americano começá a cantar cada vez mais cedo em áreas com poluição luminosa, ampliando o tempo que a espécie dispensará para encontrar parceiros e forragear. Apesar de o estudo ter focado em espécies que vivem Washington DC, o gato-cinzento e a carriça-da-carolina podem migra às vezes para regiões mais ao sul dos Estados Unidos, mas não chegam à América Central ou do Sul, portanto não são considerados migrantes de longas distâncias.

Os pesquisadores salientam que aves que migram podem ser mais afetadas com a poluição luminosa. A pesquisa foi financiada pela Alongside Wildlife Foundation e a North Carolina Wildlife Federation.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.