Notícias
 
 
 

Presidente da Pick-upau recebe prêmio de “Melhores Relatos de Práticas de Gestão”
Profa. Dra. Heloisa Candia Hollnagel é premiada no ENGEMA 25 anos

11/12/2023 – A presidente da Agência Ambiental Pick-upau, Profa. Dra. Heloisa Candia Hollnagel e outros docentes da EPPEN receberam o prêmio de “Melhores Relatos de Práticas de Gestão” no 25º ENGEMA.

Os docentes da EPPEN Heloisa Candia Hollnagel (Depto de Ciências Contábeis) e Luiz Jurandir Simões de Araújo (Depto de Ciências Atuariais) ganharam o prêmio de Melhores Relatos de Práticas de Gestão, com o artigo “A new model for fostering SGD 12 in Brazil: Active Recycling Agent - AAR can intensify the circular economy and boost Waste collector's income” no 25º ENGEMA (de 29/nov a 1/dez/23).

O 25º ENGEMA (Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP), (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) com o apoio da FIA (Fundação Instituto de Administração), é um evento acadêmico anual que contribui para o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior.

Esse ano o tema foi “Inovação para uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva”. No artigo articula-se a Teoria da Governança em Rede para buscar ampliar a efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS/2010) aos AAR (Agentes ativos de reciclagem*). Um AAR (conceito defendido no artigo em oposição ao termo catador) são agentes com potencial econômico transformador que podem gerar valor econômico (renda e oportunidades) e sustentabilidade pra si e para a sociedade.

O artigo elaborado em inglês despertou interesse de pesquisadores internacionais para sua ampliação de escopo. Segundo os autores, esse foi o primeiro artigo de uma linha de pesquisa de projetos que visa propor e testar formas de geração de renda e sustentabilidade nas periferias brasileiras.

Reprodução/ENGEMA

 



A seguir, uma sinopse.
Introdução
A eliminação de resíduos sólidos urbanos (RSU) é uma questão importante no século XXI. O Brasil produziu 11% mais resíduos em uma década. A urbanização e a economia brasileira não conseguiram absorver e reter uma grande parcela da população no mercado de trabalho formal e temos hoje 38,1 milhões de trabalhadores informais. Os trabalhadores não qualificados sofrem mais desemprego e outras dificuldades sociais. A coleta de lixo e os produtos descartáveis ajudam alguns brasileiros a subsistir. A Teoria de Redes de Governança - GNT pode abordar as complexidades, interdependências e dinâmicas de resolução de problemas públicos como os RSU em São Paulo.

Contexto
O cerne deste estudo é uma das experiências do autor na utilização de catadores de lixo como Agentes Ativos de Reciclagem (AAR) atuando no processo de reforma de sua casa em bairros periféricos do município de São Paulo no mesmo local onde existe um Ecoponto, posto de entrega voluntária. A discussão será centrada na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, na Teoria da Rede de Governança e na necessidade de um sistema completo de reciclagem. Apoia uma Rede de Governança de Resíduos, criando um diálogo entre a sociedade, as AAR e o setor público.

Diagnóstico
O presente estudo (pesquisa qualitativa) busca aprimorar os desafios da PNRS ao redefinir o conceito, utilizando a designação ‘Agente Ativo de Reciclagem’ em vez de Resíduos. É crucial impulsionar ações do setor público que visem melhorar as condições de trabalho destes profissionais, que são recursos humanos fundamentais para a gestão da sustentabilidade e para o cumprimento da PNRS, minimizando os riscos para a saúde e reduzindo as perdas de RSU úteis. Além disso, o trabalho da AAR poderia ser economicamente viável e ecologicamente eficiente se alguns novos arranjos fossem montados.

Intervenção Proposta
O Agente Ativo de Reciclagem poderia ser um melhor prestador de serviços ambientais à sociedade. A economia circular é um pilar da PNRS, e a utilização de RSU pode reduzir a extração de recursos naturais renováveis e não renováveis da natureza, reduzir a poluição, poupar água e energia, prolongar a vida útil dos aterros sanitários e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Este estudo mostra que a construção de redes comunitárias considerando a AAR como o ator principal numa “economia circular regional” poderia ser de benefício mútuo, reduzindo o custo das renovações das casas e das empresas e aumentando o seu rendimento mensal.

Resultados principais
A participação ativa foi o principal método aplicado neste estudo, essencial para a construção de uma compreensão coletiva da práxis dos catadores no seu cotidiano. Os quatro AARs diretamente envolvidos são homens de 35 a 55 anos de idade com ensino primário incompleto. Embora contribuam para questões ambientais, os acordos de Governança de Rede podem superar limitações como: i) baixa remuneração dos coletores, ii) infraestrutura instável, ii) infraestrutura instável para coleta e triagem, iii) escopo limitado para coleta seletiva, e iv) uma incompletude do Programa Social de Reciclagem. Sistema (RSS).

Contribuições Sociais e Tecnológicas
Uma análise da sua relevância para a PNRS e a relevância dos Ecopontos e ARR numa rede comunitária de RSU. Após esta experiência, este estudo apresenta uma capacitação para aumento da renda mensal alcançada por quatro AARs. O Agente Ativo de Reciclagem é prestador de serviços ambientais à sociedade porque, com essa atividade, reduz a extração de recursos naturais renováveis e não renováveis da natureza, reduz a poluição do solo, da água e do ar, economiza água e energia, amplia a vida útil vida útil dos aterros, reduz os resíduos e contribui para o desenvolvimento sustentável (como o SGD 12).

Da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp
Foto: Reprodução/ENGEMA

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.