Notícias
 
 
 

As espécies migratórias de animais no mundo estão em declínio e o risco de extinção global está aumentando
Relatório histórico da ONU

28/03/2024 – O primeiro relatório sobre o estado das espécies migratórias no mundo foi lançado pela Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens (CMS), um tratado de biodiversidade da ONU, na abertura de um importante evento de conservação da vida selvagem da ONU. Conferência (CMS COP14). O relatório histórico revela:

• Embora algumas espécies migratórias listadas no CMS estejam a melhorar, quase metade (44 por cento) apresenta declínios populacionais.
• Mais de uma em cada cinco (22 por cento) das espécies listadas no CMS estão ameaçadas de extinção.
• Quase todos (97 por cento) dos peixes listados no CMS estão ameaçados de extinção.
• O risco de extinção está a aumentar para as espécies migratórias a nível mundial, incluindo aquelas não listadas no CMS.
• Metade (51 por cento) das Áreas Chave para a Biodiversidade identificadas como importantes para os animais migratórios listados no CMS não têm estatuto de proteção, e 58 por cento dos locais monitorizados reconhecidos como importantes para as espécies listadas no CMS estão a registrar níveis insustentáveis de doenças causadas pelo homem.
• As duas maiores ameaças às espécies listadas no CMS e a todas as espécies migratórias são a sobre-exploração e a perda de habitat devido à atividade humana. Três em cada quatro espécies listadas no CMS são afetadas pela perda, degradação e fragmentação de habitat, e sete em cada dez espécies listadas no CMS são afetadas pela sobre-exploração (incluindo a captura intencional, bem como a captura acidental).
• As alterações climáticas, a poluição e as espécies invasoras também estão a ter impactos profundos nas espécies migratórias.
• Globalmente, 399 espécies migratórias ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção não estão atualmente listadas no CMS.

Até agora, não foi realizada nenhuma avaliação abrangente sobre as espécies migratórias. O relatório fornece uma visão global do estado de conservação e das tendências populacionais dos animais migratórios, combinada com as informações mais recentes sobre as suas principais ameaças e ações bem-sucedidas para salvá-los.

Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, afirmou: “O relatório de hoje mostra-nos claramente que as atividades humanas insustentáveis estão a pôr em perigo o futuro das espécies migratórias – criaturas que não só atuam como indicadores de mudança ambiental, mas desempenham um papel integral na manutenção da função e resiliência dos ecossistemas complexos do nosso planeta. A comunidade global tem a oportunidade de traduzir esta ciência mais recente sobre as pressões enfrentadas pelas espécies migratórias em ações concretas de conservação. Dada a situação precária de muitos destes animais, não podemos dar-nos ao luxo de atrasar e devemos trabalhar em conjunto para tornar as recomendações uma realidade.”

Reprodução/Pixabay

 



Bilhões de animais fazem viagens migratórias todos os anos em terra, nos oceanos e nos céus, atravessando fronteiras nacionais e continentes, alguns deles viajando milhares de quilômetros por todo o mundo para se alimentarem e procriarem.

As espécies migratórias desempenham um papel essencial na manutenção dos ecossistemas mundiais e proporcionam benefícios vitais, ao polinizarem as plantas, transportarem nutrientes essenciais, atacarem pragas e ajudarem a armazenar carbono.

Preparado para o CMS por cientistas conservacionistas do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC), o relatório CMS sobre o Estado das Espécies Migratórias do Mundo usa os conjuntos de dados de espécies mais robustos do mundo e apresenta contribuições de especialistas de instituições como a BirdLife International, a International União para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).

O foco principal do relatório são as 1.189 espécies animais que foram reconhecidas pelas Partes do CMS como necessitando de proteção internacional e estão listadas no CMS, embora também apresente análises ligadas a mais de 3.000 espécies migratórias não-CMS adicionais.
As espécies listadas na Convenção são aquelas em risco de extinção em toda ou grande parte da sua área de distribuição, ou que necessitam de uma ação internacional coordenada para melhorar o seu estado de conservação.

Amy Fraenkel, Secretária Executiva do CMS, disse: “As espécies migratórias dependem de uma variedade de habitats específicos em diferentes momentos do seu ciclo de vida. Eles viajam regularmente, às vezes milhares de quilômetros, para chegar a esses lugares. Enfrentam enormes desafios e ameaças ao longo do caminho, bem como nos seus destinos onde se reproduzem ou se alimentam. Quando as espécies atravessam as fronteiras nacionais, a sua sobrevivência depende dos esforços de todos os países onde são encontradas. Este relatório histórico ajudará a apoiar ações políticas tão necessárias para garantir que as espécies migratórias continuem a prosperar em todo o mundo.”

Embora tenha havido tendências positivas para numerosas espécies CMS, as conclusões do relatório sublinham a necessidade de uma maior ação, para todas as espécies migratórias. A listagem de espécies no CMS significa que estas espécies requerem cooperação internacional para abordar a sua conservação. Mas muitas das ameaças que estas espécies enfrentam são motores globais de alterações ambientais – afetando a perda de biodiversidade, bem como as alterações climáticas. Assim, fazer face ao declínio das espécies migratórias exige uma ação entre os governos, o sector privado e outros intervenientes.

Nos últimos 30 anos, 70 espécies migratórias listadas no CMS – incluindo a águia das estepes, o abutre do Egito e o camelo selvagem – tornaram-se mais ameaçadas. Isto contrasta com apenas 14 espécies listadas que agora têm um estado de conservação melhorado – estas incluem as baleias azuis e jubarte, a águia marinha de cauda branca e o colhereiro de cara preta.

O mais preocupante é que quase todas as espécies de peixes listadas no CMS – incluindo tubarões migratórios, raias e esturjões – enfrentam um elevado risco de extinção, com as suas populações a diminuir 90 por cento desde a década de 1970.

Analisando as ameaças às espécies, o relatório mostra até que ponto o declínio das espécies migratórias está a ser causado pelas atividades humanas. As duas maiores ameaças às espécies listadas no CMS e a todas as espécies migratórias foram confirmadas como a sobre-exploração – que inclui a caça insustentável, a sobrepesca e a captura de animais não-alvo, como na pesca – e a perda, degradação e fragmentação de habitat – de atividades como a agricultura e a expansão da infraestrutura de transportes e energia.

Uma prioridade fundamental é mapear e tomar medidas adequadas para proteger os locais vitais que servem como locais de reprodução, alimentação e escala para espécies migratórias. O relatório mostra que quase 10.000 das Áreas Chave para a Biodiversidade do mundo são importantes para as espécies migratórias listadas no CMS, mas que mais de metade (por área) não são designadas como áreas protegidas ou conservadas. Cinquenta e oito por cento dos locais monitorizados importantes para espécies listadas no CMS estão sob ameaça devido a atividades humanas.

O relatório também investigou quantas espécies migratórias estão em risco, mas não são abrangidas pela Convenção. Descobriu que 399 espécies migratórias – principalmente aves e peixes, incluindo muitos albatrozes e aves empoleiradas, tubarões terrestres e arraias – são categorizadas como ameaçadas ou quase ameaçadas, mas ainda não estão listadas no CMS.
Ao mesmo tempo em que sublinha a situação preocupante de muitas espécies, o relatório também mostra que são possíveis recuperações populacionais e de toda a espécie e destaca exemplos de mudanças políticas bem-sucedidas e ações positivas, desde locais até internacionais. Os exemplos incluem ações locais coordenadas que permitiram reduzir em 91% o uso de redes ilegais para aves em Chipre, e trabalhos integrados de conservação e restauração extremamente bem-sucedidos no Cazaquistão, que trouxeram o antílope Saiga de volta à beira da extinção.

O relatório sobre a Situação Mundial das Espécies Migratórias emite um claro alerta e fornece um conjunto de recomendações prioritárias para ação, que incluem:

• Reforçar e expandir os esforços para combater a captura ilegal e insustentável de espécies migratórias, bem como a captura acidental de espécies não-alvo,
• Aumentar as ações para identificar, proteger, conectar e gerir eficazmente locais importantes para espécies migratórias,
• Abordar urgentemente as espécies em maior perigo de extinção, incluindo quase todas as espécies de peixes listadas no CMS,
• Intensificar os esforços para combater as alterações climáticas, bem como a poluição luminosa, sonora, química e plástica e,
• Considerar expandir as listagens do CMS para incluir mais espécies migratórias em risco que necessitam de atenção nacional e internacional.

A conferência da ONU sobre conservação da vida selvagem (CMS COP14), que começa hoje em Samarcanda, no Uzbequistão, é um dos encontros globais mais significativos sobre biodiversidade desde a adoção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal (Plano de Biodiversidade). Será também a primeira COP de qualquer tratado ambiental global a ter lugar na Ásia Central, uma região que abriga muitas espécies migratórias, incluindo o antílope saiga, o leopardo das neves e muitas espécies de aves migratórias. Governos, organizações de vida selvagem e cientistas reuniram-se na reunião de uma semana para considerar ações para avançar na implementação da Convenção. O relatório sobre a situação das espécies migratórias no mundo fornecerá a base científica, juntamente com recomendações políticas para definir o contexto e fornecer informações valiosas para apoiar as deliberações da reunião.

NOTAS AOS EDITORES
Sobre a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias Pertencentes à Fauna Selvagem (CMS). Um tratado ambiental das Nações Unidas, a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens (CMS) fornece uma plataforma global para a conservação e uso sustentável de animais migratórios e seus habitats. Este tratado único reúne governos e especialistas em vida selvagem para abordar as necessidades de conservação das espécies migratórias terrestres, aquáticas e aviárias e dos seus habitats em todo o mundo. Desde a entrada em vigor da Convenção em 1979, o seu número de membros cresceu para incluir 133 Partes de África, América Central e do Sul, Ásia, Europa e Oceania.

Sobre o PNUMA-WCMC
O Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC) é um centro global de excelência em biodiversidade e na contribuição da natureza para a sociedade e a economia. Opera como uma colaboração entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a instituição de caridade do Reino Unido WCMC.
O PNUMA-WCMC trabalha na interface entre ciência, política e prática para enfrentar a crise global que a natureza enfrenta e apoiar a transição para um futuro sustentável para as pessoas e para o planeta.

Sobre Apêndices CMS
O Apêndice I inclui espécies migratórias que foram avaliadas como estando em perigo de extinção em toda ou em parte significativa da sua área de distribuição. A Conferência das Partes interpretou ainda o termo “em perigo” como significando “enfrentando um risco muito elevado de extinção na natureza num futuro próximo” ( Res. 11.33 parágrafo 1). As Partes que são um Estado de distribuição de uma espécie migratória listada no Apêndice I devem esforçar-se por protegê-las estritamente: proibindo a captura de tais espécies, com um âmbito muito restrito para exceções; conservar e, quando apropriado, restaurar os seus habitats; prevenir, remover ou mitigar obstáculos à sua migração e controlar outros fatores que possam colocá-los em perigo.
O Anexo II lista as espécies migratórias que apresentam um estado de conservação desfavorável e que requerem acordos internacionais para a sua conservação e gestão. Inclui também espécies cujo estado de conservação beneficiaria significativamente da cooperação internacional que poderia ser alcançada através de um acordo internacional.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da UN
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.