Notícias
 
 
 

Os bicos das aves revelam a natureza mutável da evolução
Estudo usa varreduras 3D em 85% de todas as espécies de aves conhecidas e lança luz sobre a extraordinária diversidade do nosso planeta

09/04/2024 – Comunicado de Imprensa - Um novo estudo, que utiliza digitalizações de bicos de mais de 8.700 espécies de aves, está a esclarecer como a evolução muda em diferentes escalas. Embora os princípios gerais da evolução por seleção natural sejam conhecidos há mais de 160 anos, a digitalização 3D de espécimes alojados no Museu de História Natural, em Tring e no Museu de Manchester não está apenas a revelar informações sobre a evolução das aves, mas também a responder a questões mais amplas sobre como ocorre a evolução.

Para investigar como a evolução é comparada em três escalas (microevolução, macroevolução e megaevolução) e as diferentes rotas que a evolução toma para formar características divergentes, os pesquisadores marcaram características nos espécimes de aves dos museus (que representam 85% de todas as espécies de aves conhecidas) para que seus bicos poderiam ser modelados matematicamente. Isso facilitou comparações entre diferentes partes da árvore genealógica das aves.

Nas suas comparações, a equipe estava particularmente interessada na elaboração (onde a evolução leva as características por caminhos semelhantes que levam a resultados diferentes) e na inovação (onde a evolução vai numa direção completamente diferente, criando novas características que podem não ser vistas noutros grupos). Esses termos descrevem os diferentes caminhos que a evolução pode seguir, com grupos de aves recebendo uma pontuação para cada um.

Em geral, a equipe descobriu que, numa escala macroevolutiva, a elaboração tendia a ser mais importante do que a inovação à medida que as espécies divergiam. A inovação tendia a ser mais importante numa escala megaevolutiva, com muitas rotas diferentes levando a grandes mudanças entre grupos de aves menos relacionados.

A Dra. Natalie Cooper, pesquisadora sênior do Museu de História Natural e coautora da pesquisa, comenta: “Embora nos concentremos nas aves, estamos interessados em responder grandes questões sobre a evolução. Como exatamente isso acontece? Por que temos essa incrível diversidade de vida na Terra?'.

Reprodução/Pixabay

 



“Embora os bicos dos pássaros sejam fascinantes por si só, esta pesquisa pode ajudar a responder a questões muito mais fundamentais sobre a evolução”.

Alguns dos melhores exemplos das diferentes rotas de evolução foram encontrados nos beija-flores. Existem mais de 350 espécies de beija-flores, todas se alimentando de néctar. Seus bicos têm semelhanças devido aos desafios comuns na obtenção de néctar, mas diferem em comprimento dependendo das flores das quais os pássaros se alimentam (o beija-flor bico-de-espada tem um bico que pode crescer até 12 centímetros de comprimento, enquanto o beija-flor-abelha tem um dos bicos mais curtos).

Comparar os bicos dos beija-flores com os dos seus parentes vivos mais próximos, os andorinhões, revela o impacto da inovação. Enquanto os beija-flores têm bicos longos e finos, os andorinhões têm bicos largos e curtos para ajudá-los a capturar insetos voadores.
Usando as pontuações resultantes, a equipe espera agora examinar como a elaboração e a inovação são afetadas pela ecologia de uma ave.

O Dr. Gavin Thomas, co-autor do artigo da Universidade de Sheffield , diz: “Os bicos dos pássaros são uma excelente característica para estudar a evolução, pois variam de forma consistente. Têm uma enorme variedade de formas que parecem estar ligadas à ecologia, como os alimentos que comem e a forma como se alimentam.'

As conclusões do estudo 'Inovação e elaboração na árvore da vida aviária' foram publicadas na revista Science Advances.

Sobre o Museu de História Natural
O Museu de História Natural é um centro científico líder mundial e uma das atrações mais visitadas do Reino Unido. Uma fonte global de curiosidade, inspiração e alegria.
Nossa visão é construir um futuro em que as pessoas e o planeta prosperem.
Nosso objetivo é ser um catalisador para a mudança, envolvendo defensores do planeta em tudo o que fazemos. Os nossos 350 cientistas estão a encontrar soluções para a emergência planetária em todos os aspectos da vida.
Visite, junte-se e apoie hoje o Museu de História Natural. Protegendo o planeta. Está na nossa natureza.

Universidade de Sheffield
A Universidade de Sheffield é uma universidade líder do Russell Group, com reputação de classe mundial. Mais de 30.000 estudantes de 150 países estudam em Sheffield. Numa comunidade verdadeiramente global, eles aprendem ao lado de mais de 1.500 dos principais acadêmicos do mundo.

A pesquisa que molda o mundo de Sheffield contribui para sua excelente educação. Os alunos aprendem na vanguarda das descobertas com pesquisadores que estão enfrentando os maiores desafios globais da atualidade.

Impulsionados por pessoas excepcionais, funcionários e alunos compartilham o compromisso de mudar o mundo para melhor, por meio do poder e da aplicação de ideias e conhecimento.
Desde o primeiro uso documentado da penicilina como terapia em 1930, até à construção do maior cluster industrial liderado pela investigação da Europa, o espírito inventivo e o ambiente de investigação de alta qualidade de Sheffield distinguem-no.

Os atuais parceiros de pesquisa incluem Boeing, Rolls-Royce, Unilever, AstraZeneca, GlaxoSmithKline, Siemens e Airbus, bem como muitas agências governamentais e fundações de caridade.

A União de Estudantes de Sheffield ganhou o prêmio Whatuni Student Choice de Melhor União de Estudantes por seis anos consecutivos. Os estudantes podem escolher entre 350 sociedades e clubes ou juntar-se a mais de 2.000 voluntários.
Mais de 300.000 ex-alunos de Sheffield de 205 países diferentes exercem uma influência significativa em todo o mundo, com seis vencedores do Prêmio Nobel incluídos entre ex-funcionários e estudantes. Fonte: Natural History Museum Press Office.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Do Natural History Museum Press Office
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.