Notícias
 
 
 

Pesticidas usados em antipulgas podem matar filhotes de aves, diz pesquisa
Estudo indica que contaminação química em ninhos pode causar a mortes de várias espécies

31/10/2024 – Uma pesquisa publicada na revista Science of the Total Environment revelou que produtos químicos usados no tratamento de pulgas e carrapatos em cães e gatos estão contaminando ninhos de aves. Cientistas da Universidade de Sussex encontraram pesticidas em todos os ninhos analisados, o que estaria provocando a morte de filhotes e o declínio das populações de aves canoras, como canários, sabiás e bem-te-vis.

Cientistas descobriram que aves como chapim-azul e chapim-real usam pelos de cães e gatos para forrar seus ninhos, o que leva ao acúmulo de pesticidas como o fipronil e o imidacloprido. O fipronil, proibido na União Europeia para uso agrícola, ainda é amplamente utilizado em tratamentos veterinários. Já o imidacloprido, proibido para uso em plantações desde 2018, também é permitido para animais de estimação. O estudo detectou 17 dos 20 pesticidas testados, e nos ninhos com maior presença desses produtos, observou-se uma maior taxa de ovos não chocados e filhotes mortos. No Reino Unido, mais da metade das aves canoras está ameaçada ou em declínio.

Reprodução/Pixabay

 



As descobertas aumentam a preocupação sobre os impactos dos pesticidas, que já estavam ligados à contaminação de rios após banhos de animais. Estudos anteriores indicam que donos de animais podem transferir esses químicos para suas mãos até 28 dias após a aplicação.

Os pesquisadores recomendam que tratamentos contra pulgas e carrapatos sejam usados apenas em animais que realmente tenham parasitas, e não de forma preventiva. Eles também pediram ao governo britânico uma reavaliação das regulamentações sobre esses pesticidas, alertando que o impacto ambiental pode ser maior do que o registrado. No entanto, ainda não há previsão de restrições para o uso veterinário desses produtos químicos.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.