Notícias
 
 
 

Pesquisadores usam drones para lançar insetos em áreas florestais para salvar aves
Milhares de insetos com bactéria que inviabiliza o nascimento de vetores da malária aviária são despejados no Havaí

06/11/2025 – No Havaí, cientistas estão usando drones para liberar milhares de mosquitos machos criados em laboratório com uma bactéria que impede a reprodução da espécie invasora responsável por transmitir a malária aviária. Embora pareça contraditória, a estratégia visa conter a doença que tem dizimado as aves nativas, como os honeycreepers — pássaros de cantos vibrantes e plumagens coloridas. Das mais de 50 espécies que já habitaram as ilhas, apenas 17 ainda existem. A malária aviária, introduzida por mosquitos trazidos por navios no século 19, é hoje a principal ameaça à sobrevivência dessas aves.

Para combater a extinção de aves nativas no Havaí, a coalizão "Birds, Not Mosquitoes" já liberou mais de 40 milhões de mosquitos machos nas ilhas de Maui e Kauai desde novembro de 2023. Esses mosquitos carregam a bactéria Wolbachia, que impede a reprodução da espécie transmissora da malária aviária. Ao copularem com fêmeas selvagens, os ovos resultantes não se desenvolvem, funcionando como um "anticoncepcional biológico" e ajudando a reduzir a população de mosquitos invasores.

Reprodução/Pixabay

 



Pesquisadores no Havaí têm usado principalmente helicópteros para liberar mosquitos em ações de controle biológico, mas recentemente começaram a testar drones de 2,5 metros, capazes de transportar cerca de 23 mil mosquitos por voo. Embora levem menos insetos que os helicópteros, os drones são mais seguros, ágeis e eficazes em áreas de difícil acesso e com clima instável. Os mosquitos são transportados em cápsulas biodegradáveis, que protegem os insetos até que possam voar. Após o uso, essas cápsulas se decompõem naturalmente na floresta.

A "técnica do inseto incompatível", já usada em países como Brasil, México, China e EUA para combater doenças como dengue e zika, agora é aplicada no Havaí com um novo objetivo: salvar aves nativas ameaçadas. A estratégia cria uma "barreira invisível" para impedir que mosquitos transmissores da malária aviária alcancem as florestas onde essas aves ainda sobrevivem, segundo Chris Farmer, da American Bird Conservancy.

Com o avanço das mudanças climáticas, os mosquitos estão alcançando áreas mais altas do Havaí, antes consideradas refúgios seguros para aves nativas. Espécies como a ‘akohekohe, kiwikiu e ?akeke?e estão criticamente ameaçadas, enquanto a ‘akikiki foi considerada funcionalmente extinta na natureza em 2023. A crise já está em curso, alerta Chris Warren, do Parque Nacional Haleakala, destacando que a única tragédia maior que a extinção seria não tentar evitar que ela aconteça.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.