Notícias
 
 
 

A conservação das aves enfrenta riscos devido à síndrome da mudança da linha de base
Restaurar as populações de aves aos níveis da década de 1970 não é suficiente

18/12/2025 – Um novo estudo revela que populações de diversas espécies de aves aquáticas e marinhas na Europa estão em declínio há muito mais tempo do que se imaginava. Ignorar dados históricos do último século faz com que metas de conservação sejam menos ambiciosas e subestimem a perda real de biodiversidade. Embora o monitoramento moderno, iniciado nos anos 1970, ofereça informações precisas sobre as populações atuais, ele não reflete plenamente o impacto acumulado de décadas anteriores de degradação ambiental.

Pesquisadores do Tour du Valat e da Universidade de Turku analisaram mais de 100 anos de dados sobre 170 espécies de aves aquáticas e marinhas, revelando que ignorar os declínios históricos distorce a linha de base para cerca de 40% delas. O estudo mostra que adotar a década de 1970 como referência normaliza um cenário já degradado. Segundo Thomas Galewski, restaurar as populações aos níveis dessa época é insuficiente — as políticas de conservação precisam considerar uma escala temporal de pelo menos um século para serem realmente eficazes.

Algumas espécies de aves, como a andorinha-do-mar-preta e o codornizão, vêm diminuindo há mais de um século e devem ser prioridade na conservação. Apesar de políticas internacionais e europeias desde a década de 1970, 61 das 170 espécies estudadas continuam em declínio. Entre as principais causas estão a destruição de habitats, agricultura intensiva, pesca predatória, poluição e caça ilegal, agravadas pelas mudanças climáticas, que intensificam as pressões sobre os ecossistemas.

Reprodução/Pixabay

 



Espécies como o flamingo-grande e o corvo-marinho-grande se recuperaram na Europa graças a medidas de proteção e monitoramento de habitats, exemplificando sucessos de conservação. No entanto, muitas aves ainda perderam grande parte de sua distribuição histórica e não recuperaram os números do início do século XX. Segundo Galewski, o monitoramento contínuo é essencial para evitar a “síndrome da linha de base variável” e impedir que a sociedade normalize um mundo ambientalmente empobrecido.

Saiba mais: Elie Gaget et al., Mudando a linha de base para a conservação de aves aquáticas e marinhas na Europa: avaliação de risco ao longo de um século, Biodiversidade e Conservação (2025). DOI: 10.1007/s10531-025-03155-1

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2026.