Notícias
 
 
 

Iceberg gigante isolou e matou população de pinguins na Antártida
Cerca de 14 mil indivíduos morreram por falta de alimento

22/01/2026 – Cerca de 14 mil filhotes de pinguim-imperador morreram na Antártida após um enorme iceberg bloquear a passagem dos adultos até a colônia da Ilha Coulman. Com quase 14 km de extensão, o gelo impediu o acesso ao oceano, dificultando a alimentação dos filhotes. Segundo o Instituto Coreano de Pesquisa Polar (KOPRI), o evento reduziu drasticamente a população de novos filhotes, que caiu de 21 mil no ano anterior para 6,7 mil na temporada de 2026.

A tragédia na Antártida teve seu início bem antes, em março de 2025 – quando o iceberg gigante se desprendeu da plataforma de gelo Nansen, no Mar de Ross. Segundo destaca o Popular Science, o bloco derivou para o norte antes de encalhar na Ilha Coulman e interromper a rota migratória dos pinguins, fazendo com que as taxas de sobrevivência da colônia caíssem em 70%.

Aproximadamente no mês de junho, as fêmeas de pinguim-imperador rumam para o mar em busca de alimento enquanto os machos permanecem incubando os ovos das ninhadas. Dessa forma, a sobrevivência dos filhotes depende do retorno de suas mães, que trarão a primeira refeição de suas vidas. Porém, não foi isso que aconteceu no final de 2025.

Reprodução/Pixabay

 



O iceberg apresentava uma encosta acessível voltada para o mar, mas um penhasco íngreme do lado da área de reprodução, bloqueando a rota habitual das fêmeas de pinguim-imperador. Imagens de satélite e drones mostraram consequências graves: machos ficaram impedidos de ajudar os filhotes, muitos dos quais morreram por exaustão e falta de alimento. Apenas cerca de 30% dos filhotes sobreviventes conseguiram ser alimentados por fêmeas que encontraram caminhos alternativos.


Reprodução/KOPRI

 

 

Pesquisadores alertam que a colônia de pinguins-imperadores pode se recuperar caso o iceberg se dissipe antes da próxima temporada reprodutiva, mas a permanência do bloqueio pode causar impactos duradouros, como a realocação da colônia. Segundo o KOPRI, embora raros, esses eventos tendem a se tornar mais frequentes com o aquecimento global, que aumenta o desprendimento de icebergs. A passagem de grandes blocos de gelo por outras áreas de reprodução indica uma ameaça crescente aos pinguins-imperadores e à vida selvagem da Antártida.


Reprodução/KOPRI

 

 

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.


Reprodução/KOPRI

 

 

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/KOPRI/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2026.