Panorama
 
 
 

IBAMA LIBERA PESQUE-SOLTE A PARTIR DO DIA 15
NA CALHA DO RIO PARAGUAI

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2003

O Ibama decidiu acatar o parecer técnico dos especialistas da Embrapa/Pantanal e do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora-PNDPA e antecipará para o dia 15 de fevereiro o fim do período de defeso da piracema para a modalidade de pesque-solte na calha principal do rio Paraguai. A medida abrangerá o trecho entre a foz do rio Apa, em Mato Grosso do Sul, e a Estação Ecológica Taiamã, em Mato Grosso. A decisão deverá ser assinada nos próximos dias pelos gerentes regionais do Ibama nos dois Estados. A informação é do diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello.
Segundo ele, os especialistas que avaliaram a desova de peixes no rio Paraguai concluíram que, com a antecipação do fim do defeso em 13 dias, não haverá prejuízo para as espécies. Pela portaria que regulamenta o assunto, o defeso se encerraria no dia 28 de fevereiro. O diretor salienta que a legislação e todos os demais mecanismos de proteção ambiental devem se orientar pelos fenômenos e processos que ocorrem na natureza e não o contrário.
Rômulo Mello lembra que a pesca profissional continuará proibida nos rios da região enquanto durar o defeso.
A medida que antecipa o fim do período de defeso da piracema e que permite a prática do pesque-solte na bacia do rio Paraguai será válida somente para o Estado de Mato Grosso do Sul. A liberação abrange a região entre a foz do rio Apa (ao Sul) e a foz do rio Cuiabá, na divisa entre os dois Estados. A informação é da gerente executiva do Ibama em Mato Grosso do Sul, Natalina Rocha Vieira. Segundo ela, em Mato Grosso, o pesque-solte é proibido como atividade de pesca amadora durante o ano. Em Mato Grosso do Sul, o pesque-solte poderá voltar a ser praticado a partir do dia 15 de fevereiro.

Fonte: Ibama/Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.