Panorama
 
 
 
 

REDE DE PROTEÇÃO DO SOLO, ORGANIZADA PELA CETESB, ENVOLVE AMÉRICA LATINA E CARIBE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

09/12/2005 - O Governo da Alemanha, por intermédio dos Ministérios de Pesquisa Tecnológica e de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, apóia a iniciativa da CETESB de implantação de uma rede latino-americana e caribenha de proteção do solo, nos mesmos moldes do portal europeu para a gestão de solos e águas subterrâneas, remediação e revitalização de áreas contaminadas, conhecido como EUGRIS.
José Jorge
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9/12) por Detlef Grimski, coordenador do projeto de revitalização de áreas contaminadas da UBA (Umweltbundesamt), a Agência Federal de Meio Ambiente da Alemanha, durante encontro com o presidente da CETESB, Rubens Lara, na sede da companhia. Grimski adiantou que há possibilidades de aporte financeiro através do Ministério de Pesquisa alemão, para auxiliar na elaboração da proposta técnico-científica.
José Jorge
Para tanto, deverão acontecer encontros internacionais com a participação de todos os países parceiros, para discussão de como deve ser estruturada esta rede, inicialmente denominada de RELASOL. “O Governo da Alemanha tem todo interesse em apoiar essa iniciativa de conceituação, estruturação e implantação de uma rede latino-americana de proteção do solo”, ressaltou o representante da UBA, posição reforçada pelo coordenador do projeto GTZ no Brasil, Detlev Ullrich, acrescentando que a CETESB “é o único órgão da América Latina que tem condições de conduzir esse processo”.

A iniciativa também recebeu apoio do representante da Secretaria de Qualidade Ambiental e Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Eduardo, que também participou do encontro e confirmou a intenção do MMA de também criar uma rede nacional de proteção do solo, tendo como base todo o conhecimento técnico-científico da CETESB. A própria ministra Marina Silva já havia encampado a proposta do órgão ambiental paulista, ao defender no Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, realizado em novembro, na cidade de Caracas, na Venezuela, a criação da rede panamericana de proteção do solo.

“Fico satisfeito com a posição manifestada pelo governo alemão e vamos trabalhar para que outros eventuais parceiros internacionais, como a OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), possam se integrar a essa iniciativa, disponibilizando recursos técnicos e financeiros para sua viabilização”, disse o presidente da CETESB, Rubens Lara, ao agradecer a visita da comitiva alemã.

Também participaram da reunião, o consultor alemão pela GTZ, Andreas Nieters; os diretores de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, Lineu Bassoi, e de Controle de Poluição Ambiental, Otavio Okano, além de técnicos das áreas de contaminação do solo e de controle da companhia ambiental paulista.

 
 
Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.