Panorama
 
 
 
 

OFICINA DÁ INÍCIO A PROJETO DE FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIOAMBIENTAIS NA BACIA DO XINGU

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

16/12/2005 - O projeto terá duração de um ano e é uma parceria entre o Instituto Socioambiental (ISA), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a prefeitura de Canarana com apoio financeiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O objetivo é apoiar e estimular iniciativas socioambientais na Bacia do Rio Xingu no Mato Grosso e promover a cultura agroflorestal no Cerrado. A realização do trabalho foi articulada no âmbito da campanha ‘Y Ikatu Xingu.

Uma oficina realizada em Canarana, de 1º a 3 de dezembro, deu início ao projeto Formação de Agentes Multiplicadores Socioambientais na Bacia do Xingu. O processo formativo terá duração de um ano e é uma parceria entre o Instituto Socioambiental (ISA), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a prefeitura de Canarana com apoio financeiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O objetivo é apoiar e estimular iniciativas socioambientais na Bacia do Rio Xingu no Mato Grosso e promover a cultura agroflorestal no Cerrado. A realização do trabalho foi articulada no âmbito da campanha ‘Y Ikatu Xingu, que tem o objetivo principal de proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso.

Em aulas teóricas e práticas, a oficina tratou de temas e processos relacionados à vegetação do Cerrado, ciclo hidrológico e aspectos condicionantes da sustentabilidade socioambiental. Além de receber informações sobre a campanha ‘Y Ikatu Xingu, os participantes também visitaram Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas e conservadas como parte da formação. De acordo com a proposta original do projeto, confirmada durante a oficina, os participantes assumiram o compromisso de levar adiante iniciativas e projetos socioambientais em seus locais de origem. Entre outras ações, eles se comprometeram a instalar viveiros de mudas, implantar áreas demonstrativas com sistemas agroflorestais e repassar as informações recebidas durante as aulas. “Essa primeira oficina foi muito mais para apresentar as perspectivas do processo formativo, a partir da introdução de temáticas socioambientais atuais e, principalmente, mostrar para todos o grande potencial que a riqueza de experiências dos participantes tem para o sucesso do trabalho”, afirma Rodrigo Junqueira, analista socioambiental do ISA e coordenador do projeto.

Dos mais de 100 inscritos, foram selecionados 50 participantes, entre agricultores familiares, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e florestais, lideranças sindicais, professores e universitários de seis municípios: Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte, Água Boa e Nova Xavantina, todos localizados na porção leste da Bacia do Xingu no Mato Grosso. Estão previstas mais duas oficinas até o final do ano que vem. A próxima ocorrerá em março de 2006. Entre os encontros, serão realizados exercícios práticos envolvendo a troca de experiências entre os alunos, envolvendo a realidade concreta da região. “Na oficina foi possível reconhecer no próprio grupo uma enorme riqueza de experiências, que deverão ser apoiadas e potencializadas durante todo o ano. A grande inovação do projeto é garantir o acompanhamento e a troca de informações para além das oficinas presenciais”, comenta Junqueira.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa (Oswaldo Braga de Souza)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.