Panorama
 
 
 

SUPERINTENDENTE EXPLICA A IMPLANTAÇÃO DE DOF EM COLETIVA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Pará (10/04/2006) - O superintendente estadual do Ibama no Pará, Marcílio Monteiro, em entrevista coletiva aos jornalistas ontem, na sede do órgão em Belém, explicou sobre o procedimento de implantação do Documento de Origem Florestal (DOF) que irá, a partir de 1º de junho, substituir a Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF).

O artigo 1º da Portaria 103/06 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estabelece que “A implementação do Documento de Origem Florestal (DOF), como novo sistema de controle de origem de produtos florestais, deverá seguir o seguinte cronograma: I - processo de validação interna do sistema: 10 a 21 de abril; II - teste de campo de campo e treinamento: 24 de abril a 26 de maio, e III - implantação definitiva do sistema: 1º de junho de 2006”.

O parágrafo único enuncia que “A Diretoria de Gestão Estratégica (Diget), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Telemática (CNT), fica responsável pelo cumprimento do cronograma disposto no caput desse artigo, no tocante ao desenvolvimento do sistema”.

Pelo artigo 2º, “fica criado o Comitê Técnico para acompanhar e avaliar a implementação do DOF, bem como verificar os outros sistemas utilizados nos estados da Federação, observando entre outros aspectos as implicações para a integração, em decorrência do processo de descentralização da gestão florestal, aprovado na Lei nº11.284, de 2 de março de 2006”. A lei citada no artigo 2º é referente a recente Lei de Gestão de Florestas Públicas, sancionada pelo presidente Lula.

O artigo 3º determina que “o Comitê será integrado pelos representantes titulares e suplentes, das seguintes instituições: I - dois representantes do Ministério do Meio Ambiente sendo: a) um da Secretaria de Biodiversidade e Florestas; e b) um da Diretoria de Articulação Institucional (DAI); II - dois representantes do Ibama sendo: a) um da Diretoria de Florestas (Diref); e b) um da Diretoria da Proteção Ambiental - Dipro; III - dois representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema); IV - um representante do Fórum Brasileiro das ONGs e Movimentos Sociais; V - um representante do Setor Empresarial.

Dados do Ibama asseguram que são emitidas mensalmente um milhão de ATPFs. Segundo Monteiro, no Pará são emitidas mais de 40 mil ATPFs por ano, pela superintendência estadual em Belém e pelas duas gerências executivas, em Marabá e Santarém. Somente a superintendência estadual em Belém emite doze mil ATPFs por mês para atender 81 municípios. ATPF tem tarjas com cores diferenciadas para o transporte de produto e suproduto florestal. A ATPF de tarja verde é para o produto florestal, como madeira. A de tarja laranja para subprodutos, como o palmito. A ATPF de tarja preta autoriza o transporte do subproduto carvão vegetal. Palmito e carvão são considerados tecnicamente como subprodutos da flora brasileira.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet Brasil)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.